aifia-pt - Re: [AI] ROI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Livia Labate <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] ROI
  • Date: Thu, 07 May 2009 11:18:59 -0400

tenho buscado novos argumentos para apresentar meus projetos.
Um deles, talvez o mais poderoso para cativar o cliente, é o retorno que o investimento dele terá(ROI - Return On Investiment).
Em publicidade este discurso é muito comum, o marketing tem algumas ferramentas que ainda não conheço bem, mas que ajudam a calcular isso.
Abro aqui uma discussão para compartilhar como vocês calculam isso.

Quais fontes de mercado vocês utilizam?
Quais métodos?
Etc

A idéia é utilizar o discurso de designer se possível, mas vale tudo.

Leia isto: http://adaptivepath.com/ideas/reports/businessvalue/ Melhor fonte de informacao sobre o assunto baseada em realidade (nao em calculos ficticios e apofenia generalizada como por exemplo http://www.nngroup.com/reports/roi/)

Na grande maioria dos casos em que eu ja vi calculos de ROI para experiencia do usuario, soh vi bobagem. As pessoas nao entendem que retorno no investimento eh uma metrica financeria que deve ser empregada de uma certa maneira, nao um calculo que pode ser usado para qualquer fim. Se eu fosse voce, procuraria focar a energia em expressar qual o valor do design para o que voce esta produzindo.

O trabalho do link acima demonstra um metodo que eles chamam de "Linking Elephants" (que eu acho mais util que qualquer outra medida que tente achar um numero magico), onde voce conecta metricas financeiras com metricas de comportamento do usuario e pode expressar com mais exatidao e confianca numeros que expliquem como o design beneficia o negocio.