Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] erros na fase de arquitetura - dúvidas primárias :P

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "MAQ" <maq AT bengalalegal.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] erros na fase de arquitetura - dúvidas primárias :P
  • Date: Sat, 7 Jun 2008 23:31:18 -0300

 
Oi Gabriela, boa noite.
 
Santos clientes os de sua empresa! (risos).
 
Que bacana saber dessa movimentação em torno de acessibilidade. Mesmo que não aconteça de imediato, as sementes são plantadas, e usuários da web, como eu, passam a existir na cabeça das pessoas. O duro é ser invisível!
 
Também achei muito rico  o que escutei por aqui (digo, li por aqui), assim como também achei sua atitude corajosa no pedido de ajuda. Tenho certeza que se ganha com isso.
 
Abraços acessíveis e fáceis de usar. MAQ.  
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***
----- Original Message -----
Sent: Saturday, June 07, 2008 3:49 PM
Subject: Re: [AI]erros na fase de arquitetura - dúvidas primárias :P


Olá todos vocês!

Obrigada por terem respondido o e-mail. Fiquei até um pouco constrangida depois que enviei, mas diante dessa repercussão tão rica, fiquei feliz por ter iniciado a discussão.

Bom, alguns comentários:

Trabalho numa empresa que tem como cultura criar interfaces com grande apelo visual. A equipe de desenvolvimento de Flash é muito competente e é uma das mais valorizadas na empresa. Foi pelo uso de movimento, jogos, serviços divertidos nas campanhas online que a empresa se destacou no mercado.

A frustração que me levou a escrever o e-mail foi a percepção de que a minha função na empresa se volta mais para os interesses internos - acelerando e organizando a execução dos projetos com a documentação criada - mais do que para o usuário das interfaces desenvolvidas.

Eu sei que é difícil delimitar as funções do arquiteto da informação. A documentação e a consequente melhoria na organização do processo de trabalho é uma das atividades do AI. Aqui eu invadi e mudei a rotina dos gerentes de projeto, dos designers, do pessoal de planejamento e mídia e dos executivos de conta. Mas a minha função principal é criar os wireframes.

Acho que escrevi o e-mail porque estava me sentindo sozinha na empresa, cheia de dúvidas sobre a rotina do trabalho e quis lançar na lista a discussão sobre o assunto.

Sobre errar:

Sinto uma pressão muito forte na construção dos protótipos navegáveis. A sensação é de que o meu trabalho deve ser impecável. Tenho que prever todos os cenários e erros básicos (tipo esquecer um botão ou não prever um item no menu) seriam intoleráveis.

Por outro lado, não tenho força ainda pra convencer a empresa da vantagem sobre a realização de entrevistas com usuários, testes e períodos maiores de pesquisa antes de projetar as interfaces. Toda a informação da qual disponho vem dos executivos de conta, a partir do briefing, ou do planejamento (as ações criadas internamente).

Sobre acessibilidade:

Gostei muito da intervenção do MAQ! Mas vocês já devem imaginar como é difícil falar de acessibilidade numa empresa onde o carro-chefe é o potencial da equipe de flash. No entanto as coisas estão mudando. Os próprios clientes têm solicitado sites mais leves, mais objetivos e, principalemnte, com bons resultados em buscadores. Eu tenho pedido muito para que os designers projetem efeitos onde se possa usar _javascript_ e que os gerentes calculem prazos maiores e dediquem tempo extra para os coders trabalharem versões para navegadores com JS desabilitado

Mas a resposta para as perguntas do MAQ é a que ele imaginou. Não, quase ninguém aqui pensa que pode ter portadores de deficiências entre os visitantes das interfaces criadas. O pior: ninguém imagina deficientes como público-alvo.

Mas o bacana foi que em paralelo a esta discussão na lista, rolou uma discussão na lista da empresa sobre esse artigo: http://dev.opera.com/articles/view/stop-using-ajax/ . O artigo alerta sobre o uso desenfreado de ajax, considerando que é uma linguagem imatura e com graves problemas de acessibilidade. Foi engraçado, porque é sempre muito delicado pedir pra diminuir o ritmo de flash. Mas daí pedir pra também diminuir o ritmo de ajax..

Achei que os assuntos das duas listas convergiam e colei seu primeiro e-mail (sem pedir, me desculpa!) na discussão da empresa. Também mostrei pra eles o vídeo sobre portadores de deficiência e acessibilidade na web indicado em outro tópico.

O resultado, além dos e-mails com opiniões variadas, é que eu, e os coders (HTML, CSS, JS) vamos fazer uma reunião para discutir e apresentar números e propostas para as demais equipes de trabalho (departamento comercial, executivas de conta, planejamento e designers). A idéia é convencê-los de vender aos clientes as horas de trabalho destinadas à garantia da acessibilidade nas interfaces. Pensamos também em elaborar workshops e trazer especialistas em acessibilidade para falar na empresa. Não sabemos ainda se nossos esforços gerarão frutos a não ser em nós mesmos. Mas vamos tentar!

Enfim, obrigada a todos pelas contribuições!


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt

__________ Informação do NOD32 IMON 3165 (20080606) __________

Esta mensagem foi verificada pelo NOD32 sistema antivírus
http://www.eset.com.br




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page