aifia-pt - Re: [AI] Acessibilidade de nível baixo.

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "MAQ" <maq AT bengalalegal.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Acessibilidade de nível baixo.
  • Date: Wed, 11 Jun 2008 02:05:31 -0300

Oi Rodrigo, boa noite.

As interpretações que se pode dar para isso são inúmeras, amigo.

- só fazer os itens do wcag 1.0 de prioridade 1;
- só fazer acessibilidade que não mude em nada a estrutura do código; por exemplo, o código de um site não está em webstandards e vai continuar assim. Então procura-se apenas colocar as tags básicas, especialmente equivalentes textuais nos ALTs., label for nos formulários e alguns saltos, se possível com imagens transparentes, para serem utilizados só por cegos e não ficarem visíveis no layout..
- só fazer acessibilidade web bem visível, tipo aumento de fonte, alto contraste e alt;

O estranho é que já ouvi falarem de acessibilidade básica, mas baixa nunca. Mas essa dúvida básica poderia ser retirada com o próprio  cliente, embora pelo que ele pediu, e como ele pediu , não parece saber exatamente o que quer. Quem sabe ele quis dizer: faça a acessibilidade que puder que não custe muito dinheiro, que não seja demorado e que eu possa dizer aos clientes que esta´acessível.

Baixa acessibilidade me lembra muita inacessibilidade! (risos).

Abraços acessíveis do MAQ.
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***