cc-br - [cc-br] Registro de partitura vs. licenciamento CC

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Cleverson" <clever92000 AT yahoo.com.br>
  • To: <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [cc-br] Registro de partitura vs. licenciamento CC
  • Date: 5 Oct 2008 15:31:28 -0300

Prezados,

Tenho algumas composições musicais gravadas em computador. Uns conhecidos me
recomendaram imprimir partituras delas e registrá-las na Biblioteca Nacional
para garantir os meus direitos autorais. Ocorre que pretendo no futuro deixar
as composições livremente na Internet e por isso gostaria de saber as
diferenças na prática entre: registrar as obras, simplesmente licenciar sob
uma CC, ou ambas as coisas.

Se, por exemplo, eu simplesmente escrever na partitura que ela está sob a
licença tal, e não registrar a obra, quais os efeitos práticos ? A validade
jurídica é garantida ?

Se, ao contrário, eu apenas registrar e não colocar numa licença específica,
o que ocorre ?

Muito agradecido desde já.
Cleverson