cc-br - Re: [cc-br] Documento Compra Direitos Autorais

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Paulino Michelazzo <listas AT michelazzo.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Documento Compra Direitos Autorais
  • Date: Tue, 18 Dec 2007 05:52:24 +0900

Carlos, Laine (e demais):

Efetivamente a mensagem de Roberto não foi direcionada a Laine, mas sim à mim devido a uma pequena mensagem jocosa adicionalmente a questão da licença WTFPL. Peço desculpas pela mesma pois honestamente não esperava resposta tão contundente. Poderia inclusive ter "me dado o pito" em PVT que seria mais eficiente e menos devastador.

By the way, seria bom (eu pelo menos gostaria) de ouvir Laine e seu comentário sobre a minha criação (o software). Omar já trouxe a base jurídica da coisa mostrando que eu posso ser Da Vinci também, bastanto só fazer uma Monalisa na tela :-) Mas assim mesmo, uma nova visão mais "espiritual" me deixaria contente (caso não queira fazer na lista, agradeço o PVT).

Aproveito para trazer uma dúvida/questionamento que há tempos observo comentários ao redor do mundo: será que a CC, especificamente a CC- GPL não peca ao criar uma "casca" de facilidade sobre o juridiquês da licença e com esta atitude acarreta equívocos tanto de interpretação quanto de uso? Observem que não estou levando em consideração a ala jurídica da sociedade pois esta tem obrigação de ler até papel de bala sujo (e entender, claro). Mas e o programador que ama LUA e Algol e só fala com a mulher (claro, é uma inflável) mediante expressões regulares? Será que esta casca bonita da CC não poderia vislumbrá-lo em primeiro momento mas criar um problema maior adiante?

Antes de apertarem o reply de seus aplicativos para responderem impropérios, entendam: não estou atacando a CC, diminuindo-a, tentando provar seu desvalor ou ainda procurando alternativas à mesma. A única intenção é obter opiniões daqueles que não são fazedores de software e com isso podem externalizar suas visões baseadas em suas áreas de atuação. De quem faz software já tenho comentários.

Sds