cc-br - Re: [cc-br] Pedro Dória: DVDs inquebráveis

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Milton Lima Alves" <mecontatudo AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Pedro Dória: DVDs inquebráveis
  • Date: Sun, 6 May 2007 14:21:17 -0300

No blog do Silvio Meira tem um post recente sobre a publicação na internet da chave que decodifica todos os HD-DVDs que estão no mercado e os desdobramentos disso, como a censura a alguns sites pelo Advanced Access Content System Licensing Administrator (AACSLA), órgão responsável pelo DRM dos HD-DVDs, que resultaram na 'revolta popular" que colapsou o Digg (link para a matéria da BBC).
Se alguém se interessar,vale a pena lê-lo:

http://blog.meira.com/2007/05/03/much-ado-about-nothing/

[[ ]]s

Em 05/05/07, Hudson Lacerda <hfml AT brfree.com.br> escreveu:
Leonardo Fontenelle escreveu:

> *Agora* é fácil, já que algumas pessoas já se dedicaram a desenvolver
> programas para quebrar a criptografia do DVD. Até então era impossível
> até mesmo copiar um DVD.

O artigo do Pedro Dória é, por assim dizer, de ``agora'':

   <<<
Publicado por Pedro Doria - 2/05/07 12:01 AM

http://pedrodoria.nominimo.com.br/?p=1530

Já a biblioteca que supera a criptografia de DVDs foi atualizada pela
última vez em 2005:
http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html

A ``dificuldade'' relatada por Pedro Dória consiste apenas em desinformação.

Acho algo curioso que exista essa ``dificuldade'', porque todos os
softwares de copiar CDs (com interface gráfica) que conheço também estão
preparados, em algum nível, para copiar DVDs. Porém, para copiar DVDs
criptografados, esses softwares dependem de libdvdcss -- portanto, o
usuário interessado teria que saber que precisa instalá-lo.

O que é novidade *agora* é a quebra da criptografia dos HD-DVDs.