cc-br - Re: [cc-br] Música Livre

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Luciano Ribeiro <ribeiroluciano AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Música Livre
  • Date: Mon, 30 Jan 2006 18:35:22 -0200

Muito obrigado!

Primeiramente a dúvida era em relação a essa distribuição do "fonte" das músicas, mas o q eu quis dizer da última vez eh sobre a disponibilização do arquivo final em si. O que o usuario vai baixar pra ouvir em casa. Por isso acho interessante o uso de Ogg Vorbis, pois se trata de um formato completamente aberto.

Luciano Ribeiro

Em 30/01/06, Mauricio Piacentini <mauricio AT tabuleiro.com> escreveu:
Luciano Ribeiro wrote:
> Não estamos discutindo aki que software deve ser utilizado em atividade A ou
> B, mas o formato final em que deve ser disponibilizado, pois não é
> interessante disponibilizarmos uma música "livre" em formato proprietário.

Só completando, para ver se fica mais claro, e acho que respondendo mais
ao que vc realmente precisa. O ponto é "como compartilhar músicas de
maneira aberta?"

Com software é fácil, pois só tem um jeito de se fazer software: com
texto. Compartilha o texto, e acabou. A ferramenta para criar o texto e
mesmo as ferramentas para transformar esse texto em programa podem ser
diversas (e em alguns casos até proprietárias.), mas o essencial é
compartilhar o texto.

A analogia para música seria compartilhar cada cada track
individualmente, de preferencia em formato não proprietário, a unica
maneira de se reconstituir, remixar, etc. Como sugestão, compartilhe
vários arquivos: um mix final (a música completa), acompanhado de tracks
individuais, assim quem quiser pode cortar, remixar, etc.
Para isso use WAV ou AIF mesmo. Esses formatos são simplesmente a
representação matemática pura da onda digitalizada, equivalentes
exatamente aos bits que vão gravados em um CD, por exemplo. A
desvantagem é que são arquivos relativamente grandes. Formatos como o
OGG diminuem os arquivos às custas da diminuição da qualidade, portanto
perde um pouco a qualidade, mas geralmente ainda é bom o suficiente e
quase imperceptível para o usuário comum.

Não existe um formato padrão para multitrack, infelizmemte cada programa
usa o seu. Espero que ajude.

Até,
Mauricio