cc-br - Re: [cc-br] Música Livre

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Luciano Ribeiro <ribeiroluciano AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Música Livre
  • Date: Mon, 30 Jan 2006 18:08:11 -0200

Não estamos discutindo aki que software deve ser utilizado em atividade A ou B, mas o formato final em que deve ser disponibilizado, pois não é interessante disponibilizarmos uma música "livre" em formato proprietário. Uma questão de coerência.

Em 30/01/06, Mauricio Piacentini <mauricio AT tabuleiro.com> escreveu:
> [...]

Grande confusão aqui. As ferramentas utilizadas para a produção não tem
nada a ver com a licença sob a qual o trabalho final vai ser
disponibilizado. Portanto, essa discussão não tem sentido.

Não é falha de quem perguntou, absolutamente, é um engano muito comum.
Inclusive, esse tipo de confusão é, na minha opinião, extrememente
danosa à utilização mais ampla da licença CC. Vivenciamos isso na pele
nas disussões que tivemos para implementação de CC no JogosBR. Até "desa
coplar" a discussão sobre CC da discussão sobre software livre foi um
deus nos acuda.

CC na prática não tem nada a ver com GPL ou licença de software. Você
pode criar uma música ou livro usando qualquer ferramenta e licenciar o
SEU TRABALHO via CC. Alhos e bugalhos. É lógico, um movimento inspirou a
criação do outro, mas concretamente são duas áreas de atuação distinta.

> Em que você se baseia a afirmação que "não chega aos pés do segundo" ?

OT, mas vamos lá: o GIMP não trabalha nativamente em CMYK e outras
tecnologias necessárias para a indústria de finalização impressa. A nova
versão exporta CMYK, mas para algumas áreas é necessário realmente
trabalhar nesse espaço de cores nativamente. De resto, para web design
por exemplo, dá para usar tranquilamente o GIMP para absolutamente tudo.

Mauricio