cc-br - RES: [cc-br] Dúvida sobre tradução

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Marcelo Peviani" <MPeviani AT abril.com.br>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [cc-br] Dúvida sobre tradução
  • Date: Fri, 19 Aug 2005 09:33:34 -0300

Uma tradução é sim uma obra derivada. Lembrando que, nesse caso, ela depende
necessariamente de autorização do autor (salvo no caso de obras que já
entraram para o domínio público).
Alguns doutrinadores mencionam que, no caso de traduções tecnicas, não
haveria a proteção legal, mas essa posição é difícil de ser sustentada.
Imagino que, talvez, num caso de tradução feita por um software ou algo
assemelhado, no mais, é certo que se trata de uma criação intelectual nova
(uma tradução envolve não apenas letras, mas valores culturais - uma
expressão do tipo "a bird in the hand is worth two in the bush", como
sabemos, não pode ser traduzida literalmente, mas sim "é melhor um pássaro na
mão do que dois voando").
Abraços e bom final de semana a todos.
Marcelo