aifia-pt - Re: [AI] Comportamento de usuários com senhas

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Carol Michelassi <carolmichelassi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Comportamento de usuários com senhas
  • Date: Wed, 10 Apr 2013 10:11:56 -0300

Muito interessante mesmo!
Não sei se a pessoa "deixa de ter cuidado" por se sentir muito segura, é que nos pedem tantas senhas em tudo quanto é site, que é realmente difícil lembrar, aí acabamos tendo que anotar em algum lugar...
E é aí que entram os meios alternativos à memória né:
  • consulta a senhas "descartáveis" - por exemplo o token-chaveiro ou token por SMS do Itaú, a tabela de senhas do Santander - pode dar um trabalhinho pra consultar, mas não te faz decorar mais uma senha.
  • uso de outras informações pessoais - como perguntar aleatoriamente sua data de nascimento ou algo do tipo - o Itaú pede as vezes quando vc está fazendo uma operação meio suspeita, como dois saques em sequencia ou mexendo com valor alto - acho legal que é algo que vc responde com naturalidade, bem mais facil que uma senha, embora não saiba dizer se é realmente seguro
  • uso de impressão digital - vi que o Itaú está implantando, me parece que o Bradesco já usa também há um tempo - é algo a principio seguro, desde que eles guardem sua digital a 7 chaves (se alguem invadir o banco de dados, já era, vc não troca de digital como troca de senha!) e vi tbm na faculdade que não é dificil você "roubar" a digital da pessoa que acabou por o dedo ali (por causa da gordura da pele) e "reutilizar" depois,  dependendo do dispositivo biometrico usado.
Acho que usando a criatividade tem várias formas de se avançar nesse sentido de "substituir" parte das senhas...O que vocês acham desses metodos alternativos?

Seria bem legal ver pesquisas com varios perfis de usuarios nesse sentido, pra ver o quanto eles percebem essas novas coisas como "incomodas" ou "seguras" etc.
Lembro de um entrevistado em um teste nosso que era tão apegado ao proprio celular, o dia todo com ele na mão, que confiava plenamente em qualquer coisa que o envolvesse (como o SMS token ou deixar dados salvos no app), enquanto desconfiava muuuuito de outros metodos porque ja tinham clonado o cartão dele ou hackeado seru internet banking....nem passava pela cabeça dele a possibilidade de roubarem ou perder o celular...achei muito interessante!

Carolina Michelassi