aifia-pt - Re: [AI] Checkbox dentro de um select múltiplo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Carol Michelassi <carolmichelassi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Checkbox dentro de um select múltiplo
  • Date: Wed, 6 Oct 2010 14:48:39 -0300

Olás!
duas considerações:
  • sobre o scroll, quantidade de itens, etc: se a lista pode ter centenas de itens, antes de pensar se fica bom o scroll na lista ou na página, tem que pensar se o usuário dá conta de tantas opções de uma vez...nesse caso seria legal de repente ter um filtro, ja que nesse tipo de controle, quando ele já sabe mais ou menos o que quer, ele nem sequer consegue começar a digitar a letra que está procurando para ir direto para o item (como acontece nos dropdown)...acho que a ideia do input + dropdown (no caso da seleção única) ajuda nisso...agora se são opções que ele tem que ler todas mesmo, aí não adianta..mas nesse caso também não é legal dar centenas de opções! :)
  • sobre a seleção múltipla, eu particularmente gosto dessa idéia da lista + checkbox, acho que muuuitos usuários não devem saber que você pode segurar ctrl ou shift, aí tem que colocar alguma "dica" do lado...o checkbox facilita!
;)
Carol Michelassi