aifia-pt - Re: [AI] Novo Portal CAPES

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: André Malheiro <andre.malheiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Novo Portal CAPES
  • Date: Wed, 6 Oct 2010 14:39:25 -0300

a busca integrada até oferece filtros para selecionar os resultados, mas os recursos são muito limitados. concordo inteiramente que o portal pode e deve ser melhorado.

quanto a usar o lattes como login, é uma outra briga complexa, pq os logins hoje são vinculados à instituição de ensino. e o número de licenças tem um peso no valor pago pela capes na compra das publicações. então tem um aspecto de negócio que vai além dos aspectos técnico e de interação. mas o lattes tem um potencial de formar uma rede social de pesquisa que renderia um novo projeto inteiro.

acho que tem uma questão aí que é definidora: se vc for ver o portal da capes como instrumento de descoberta, o google vai sempre ganhar de lavada. mas se vc vir o portal como instrumento de recuperação, vejo o scholar e a capes funcionando de forma complementar. é uma questão de paradigma.

desejo sucesso na sua pesquisa. meus questionamentos são no sentido de contribuir.

abraços.