Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Res: Designer deve saber programar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Harlley R. Oliveira" <harlley AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Designer deve saber programar?
  • Date: Fri, 2 Oct 2009 18:05:08 -0300

Hoje em dia a maioria dos webdesigners usam gerenciadores de conteúdo, como Wordpress, Joomla, Drupal, etc. E todos são feitos em PHP. Acho que é um grande diferencial o webdesigner saber pelo menos o básico de PHP e _javascript_. Não digo que ele deve saber só o básico, e sair criando sistemas gambiarrados por aí, pois programação é muito mais do que conhecer sintaxe e lógica. O webdesigner deve ter um conhecimento mínimo para pelo menos ter condições de alterar um tema, traduzir um plugin, colocar máscara em um campo, etc.

Com relação as metodologias ágeis, que estão mudando o mercado de tecnologia, segue abaixo o trecho de um e-book que uma empresa americana chamada 37Signals escreveu, a propósito recomendo fortemente a leitura do e-book, que pode ser encontrado totalmente grátis no endereço: http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php

Segue o trecho que demonstra bem como empresas americanas já estão trabalhando e que já começa a acontecer aqui no Brasil também.

"Procure por generalistas que aprendem rápido em vez dos especialistas limitados

Nunca contrataremos alguém que seja um arquiteto de informação. É simplesmente específico demais. Com uma equipe pequena como a nossa, não faz sentido contratar pessoas com um conjunto de conhecimento tão limitado.

Equipes pequenas precisam de pessoas que possam vestir diferentes chapéis. Precisamos de designers que saibam escrever. Precisamos de programadores que entendam de design. Todos devem ter noção de como arquitetar informação (seja lá o que isso signifique). Todos precisam ter mentes organizadas. Todos precisam saber se comunicar com clientes.

E todos precisar querer e serem capazes de diminuir a marcha pela estrada. Tenha em mente que equipes pequenas eventualmente precisam mudar de direção rapidamente. Queremos alguém que possa se ajustar, aprender e fluir ao contrário de um pé-na-lama que só consegue fazer uma coisa." by 37signals

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Harlley R. Oliveira
twitter.com/harlley
webtoo.com.br




2009/10/2 Luis Felipe <luisfelipe_pp AT yahoo.com.br>
Um designer deva saber programar totalmente, mas deve sim ter uma boa noção de programação, além de arquitetura de informação, html, css, design de interação, experiência do usuário, etc...

Tudo isso?
Creio que sim.
Estamos em um momento em que muito se fala de Metodologias Ágeis (especialmente Scrum), e essa metodologias ágeis enfatizam equipes enxutas (entre 5 e 9 pessoas) e MULTIDISCIPLINARES.
Em um ambiente de trabalho com total interação entre a equipe, as pessoas devem falar uma linguagem comum para que o projeto tenha qualidade. Para que isso aconteça, é essencial que haja o mínimo de conhecimento sobre cada assunto.

Grandes empresas que utilizam as metodologias ágeis já exigem esse tipo de conhecimento não só dos designers, mas também dos demais profissionais envolvidos no projeto.
Quem segue a lista de arquitetura de informação internacional (Sigia), sempre há divulgação de vagas nos Estamos Unidos e Europa. Em nenhuma das vagas exige-se especialidade. Em TODAS as vagas exigem conhecimento e experiência em Arquitetura de Informação, WebDesign, Design de Interação, HTML, CSS e Programação.





Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page