aifia-pt - [AI] Res: Designer deve saber programar?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Luis Felipe <luisfelipe_pp AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Res: Designer deve saber programar?
  • Date: Fri, 2 Oct 2009 12:22:40 -0700 (PDT)

Um designer deva saber programar totalmente, mas deve sim ter uma boa noção de programação, além de arquitetura de informação, html, css, design de interação, experiência do usuário, etc...

Tudo isso?
Creio que sim.
Estamos em um momento em que muito se fala de Metodologias Ágeis (especialmente Scrum), e essa metodologias ágeis enfatizam equipes enxutas (entre 5 e 9 pessoas) e MULTIDISCIPLINARES.
Em um ambiente de trabalho com total interação entre a equipe, as pessoas devem falar uma linguagem comum para que o projeto tenha qualidade. Para que isso aconteça, é essencial que haja o mínimo de conhecimento sobre cada assunto.

Grandes empresas que utilizam as metodologias ágeis já exigem esse tipo de conhecimento não só dos designers, mas também dos demais profissionais envolvidos no projeto.
Quem segue a lista de arquitetura de informação internacional (Sigia), sempre há divulgação de vagas nos Estamos Unidos e Europa. Em nenhuma das vagas exige-se especialidade. Em TODAS as vagas exigem conhecimento e experiência em Arquitetura de Informação, WebDesign, Design de Interação, HTML, CSS e Programação.

Acho que esse tipo de exigência não vai demorar a chegar ao Brasil.

LUIS FELIPE FERNANDES
http://www.webdrops.com.br/
(41) 9247 5300