Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Res: R7

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Carla Martins <carla.martins16 AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: R7
  • Date: Mon, 28 Sep 2009 11:32:35 -0300

Olá, Danilo

Sou líder da equipe de AI do R7 e gostaria de agradecer a sua mensagem construtiva e inteiramente relacionada à Arquitetura de Informação. Gostaria de informar que a equipe de Arquitetura de Informação e de Direção de Arte, que trabalharam incessantemente em um prazo recorde de três meses para fazer o R7 acontecer não teriam tido tanto trabalho se a intenção fosse simplesmente copiar outros sites. Testes de Usabilidade, convenções e muita pesquisa resultaram no R7, que ainda passará por muito pente fino, crescerá muito mais (essa é ´so a primeira fase) mas que, em momento algum, deveria ser tratado como "cópia" de algum portal. Quem tem experiência em AI e realiza testes de usabilidade antes de projetar um portal, sabe que foi colocado no ar a síntese dos resultados dos testes que realizamos.

Se os usuários sentem-se confortáveis em navegar em um site clean e dividido por cores, não faríamos diferente só para evitar críticas, que são as primeiras a chegar, sempre. A iconografia, a disposição do conteúdo na área de vídeos, nas internas e em outras seções do site não tem absolutamente nada de parecido com outros portais concorrentes. Talvez seja mais fácil para nós, que fizemos o portal, apontar todas as diferenças, ao invés de tentar só achar as semelhanças.

O mais incrível é que navegamos em muitos, muitos, muitos sites, a maioria de outros países, antes de começar o projeto. Fizemos documentos com o melhor de cada um, para estudarmos e aplicarmos dentro da nossa realidade / objetivo e, então, realizarmos os testes de usabilidade. E os sites mais mencionados como parecidos foram os menos visitados pela equipe de AI.

O trabalho foi duro e ainda está só no começo. Já esperávamos por críticas e todos os profissionais de internet que lançarem, um dia, um projeto tão grande e com tanta visibilidade, terão que experimentar isso também. As coisas são assim, né?

Só peço, por favor, respeito e maturidade nas mensagens enviadas para a lista. Todos estamos no mesmo mercado e, amanhã, poderemos ser colegas de trabalho. Acho legal nos colocarmos no lugar do outro antes, sempre.

Abs,
Carla Martins
www.carlamartins.com

2009/9/28 Danilo Barros <danilobarros AT gmail.com>
Algum tempo atrás, surgiu aqui na lista a discussão sobre cópias da Globo.com, eu mesmo apontei o site do IG (www.ig.com.br) e da Band (www.band.com.br) como inspirados pelo G1. Lembro que quase todas as manifestações foram contra, dizendo que a Globo era um modelo de organização da informação pioneiro e que os concorrentes não deveriam tentar reiventar a roda... Não estou entendendo pq as opiniões em relação ao R7 são diferentes, acho que está rolando um preconceito em relação ao Edir Macedo e as demais questões que em nada tem a ver com design e arquitetura. =P

Eu não participei diretamente deste projeto e não sei dar detalhes sobre a equipe de desenvolvimento do site (se tiver alguém aqui da Record seria bom ouvir como foi o prcoesso). Mas de qualquer maneira, acho que a gente deve pensar um pouco mais em conceitos de mercado, porque o objetivo principal da Record é superar o G1. Como o público de portais de notícias é bem semelhante, os resultados vão sempre apontar para algumas práticas vistas na globo.com. E nesse ponto é muito mais fácil você atrair um usuário que se depara com uma ambiente em que já está acostumado, do que oferecer uma organização totalmente diferente.

Vale pensar que, talvez, o objetivo deles é ganhar muito mais no conteúdo do que na arquitetura... Mas quanto ao conteúdo deles ainda não consigo opinar.

PS: Originalmente a primeira numeração do canal da Record era 7, em SP. Por isso, R7.


Abraços,

Danilo Barros | Head of Design
Samba Tech – Latin America


2009/9/28 vinicius krause <kr.vinicius AT gmail.com>
Pessoal ...tenho uma estratégia bem legal, pra ganhar dinheiro, que dá bastante resultado;

vamos montar um a igreja e pedir dinheiro da galera!


Por que isso soa tão absurdo? Poxa... será que o resultado por si só justifica qualquer atitude? Se o que vale é a lei da selva, porque a gente não larga a arquitetura de informação e abre uma refinaria de cocaína?

O problema é que sempre no fim das contas quem perde é o usuário. O que é mais importante; fazer um site de notícias bom com base no que você tem de melhor pra oferecer, ou o foco é fazer um site melhor que o da concorrência?

E não adianta falar que não foi copiado. PelamordeDeus... é igual o Grouxo Marx falava: "afinal, você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?"



--
Vinícius Krause

tel. (41) 3284-5474
     (41) 3278-8723

http://www.webkrause.com/vinicius

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page