aifia-pt - Re: [AI] CMS em PHP ou .NET

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Luiz <luiz.pedrosa AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] CMS em PHP ou .NET
  • Date: Tue, 18 Aug 2009 15:35:08 -0300

A usabilidade no gerenciador do Joomla! se torna mais difícil
principalmente pelas funcionalidades nativas do sistema(que são
muitas).
Mas na minha opinião, e de acordo com a experiência de ja ter feitos
vários projetos em J!, estas dificuldades são facilmente solucionadas
com um pequeno treinamento de 1 a 3 horas no sistema.

Um problema que encontro com alguns sites em Joomla é a organização e
bom senso do cara que desenvolveu o projeto, pois muitas veses os
caras criam ou instalam tantas tranqueiras na ferramenta! São seções,
categorias, artigos, componentes, módulos, plug-ins, cadastram mil
imagens, etc... não usam nem metade dessas tranqueiras no site e não
limpam o gerenciador, depois entregam para o usuário! Ai nem o tio
Jackob da jeito!

Uma coisa que sempre faço é dar o acesso como adminstrador e não como
super administrador assim o cliente não "quebra" o site mexendo em
aspectos técnicos e as funcionalidades disponíveis na interface
diminuem.

Um recurso interessante do J! na minha opinião é a possibilidade de
realizar alterações no conteúdo apartir do front-end (telas do site)
sem necessidade de acessar o back-end (área administrativa) o que
limita muito as funcionalidades e faz com que seja bem simples algumas
alterações e atualizações.

Bom adoro o Joomla!, pela facilidade de desenvolver qualquer coisa
para ele, seja em aspectos de design ou de funcionalidades, mas
principalmente porque já trabalhei dando manutenção em
vááááááááááários CMS's proprietários... e nenhum que trabalhei até
agora tem nativamente as facilidades e flexibilidades do J!. É claro
que um sistema super completo como ele tem que ter uma interface com o
usuário mais complexa que o WordPress que originalmente é feito para
construção de blogs(Antes das pedradas devo dizer que adoro o WP e
conheço suas possibilidades como gerenciador de conteúdo!!).

Sobre o Drupal e os outros que citou não conheço para dar minha opinião.

Minha recomendação é de que se o seu projeto for pequeno ou grande use
J! Mas use com organização e bom senso, que ele vai ser um excelente
CMS para seu cliente e para os desenvolvedores tb!

Atenciosamente,

Luiz Paulo
55 61 - 8412 6313
Design é uma atividade técnica e criativa relacionada não
apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização
e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação.