aifia-pt - Re: [AI] Cantos arredondados

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Rodrigo Quaresma <rodrigoquaresma AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Cantos arredondados
  • Date: Wed, 29 Jul 2009 13:45:20 -0300

Gostei dessa questão, não sei se está tão no foco desta lista, pois trata especificamente de design (comunicação visual), mas não deixa de ser interessante para qualquer um que trabalhe com comunicação.

Pelo que eu pude observar e aprender, os cantos arredondados realmente são mais agradáveis e isso pode ser pelo que diz a Gestalt. Não lembro exatamente como isso é tratado, mas vou tentar explicar com meu próprio entendimento e exemplos já conhecidos.

Podemos observar dois exemplos e compará-los:

A - canto arredondado
B - canto em ângulo de 90º

Qual a principal diferença geométrica? No exemplo A não existe uma ponta como tem o exemplo B. Buenas, e o que a Gestalt fala sobre formas pontudas? Perigo.
Imagine a ponta de uma lança, a quina de uma mesa e você pode perceber que no nosso cérebro visceral (o impulso mais primitivo), estas formas indicam perigo, pois se batermos com a cabeça na quina dessa mesa, ela vai nos cortar. Ponto para os cantos arredondados.

Assim que tiver um tempinho, vou atrás dos livros que falam a respeito desse tema para dar uma base um pouco mais concreta sobre essas informaçãoes.