aifia-pt - [AI] Campanha para eliminar os browser antigos do mercado

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fernando Poe Bellentani <fernandobellentani AT uol.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Campanha para eliminar os browser antigos do mercado
  • Date: Fri, 23 Jan 2009 21:21:10 -0200

Boa noite, pessoal!

TO Augusto Barbosa

> Elisa, de fato existem campanhas para "acabar" com os gordos (perdoem-me a
> expressão), mas não feita por estilistas, mas pela sociedade em geral.
> Porque estar acima do peso pode significar problemas de saúde, perda na
> qualidade de vida, enfim, vários problemas.
>
>Da mesma forma, browsers antigos tem vários problemas e dificultam bastante
>o desenvolvimento em html. Eu acho legal a campanha. Quanto mais pessoas
>deixarem de usar o IE6, melhor. Mas é claro que o desenvolvimento
>cross-browser ainda é muito importante. :)

Bom, eu achei essa alegoria meio estranha, porque ficar "magro" é estética e
não funcionalidade. As pessoas podem ser gordas, magras, pequenas ou grandes,
mas as coisas devem funcionar para todas elas. Acho que essa é a idéia de
usabilidade e design universal - e também o kernel da AI, não é?

TO Alexandre Berbe

> 1) Incentivar a atualização dos navegadores para versões mais recentes. Acho
> que não é uma mera vantagem para o desenvolvedor, mas é uma boa coisa para o
> usuário (navegador mais seguro, mais leve, mais rápido,...);

Tenta explicar pra um tiozinho que comprou o computador parcelado em mil
vezes pelo Extra e acha super legal essa tal de Internet, achando que o
computador é a Internet e não um dos canais de acesso, pra você ver se ele
vai entender o que é versão de navegador... se ele entender o que é
navegador. Acho que é bem melhor começar uma campanha pra educar
desenvolvedores a pensar em funcionalidade e conteúdo de uma forma isolada.
Cross-browser é só um termo, mas a idéia é muito superior.

> 2) Como desenvolvedores, não podemos deixar de considerar o fato que muita
> gente ainda usa o famigerado IE6 :-). Não podemos simplesmente empurrar a
> responsabilidade para o usuário. O desenvolvedor deve dar a devida atenção
> aos que não querem/não sabem/não podem atualizar seus navegadores e garantir
> a acessibilidade ao site.

Exatamente. Pesando seus dois pontos, podemos incentivar as pessoas, mas usar
o tom da campanha é meio que ultrajante. A culpa não é de ninguém a não ser
dos que desenvolvem sites e daqueles que desenvolveram os navegadores (IEcas
são um saco).

Quer um exemplo de ultraje? A Prefeitura de São Paulo só fazia sistema que
funcionavam em IE, isso deu uma briga interna, porque o sistema tem que
funcionar e os serviçoes tem que atender os cidadãos indepedentemente do
navegador/OS. Alguns sistemas ainda não funcionam em MAC. Eles são minoria no
Brasil, mas eu posso fazer isso? No contexto do mercado você estaria perdendo
possíveis clientes (e bons clientes) e no contexto público você faz desfeita
para os cidadãos.

Abraço,

Fernando "Poe" Bellentani

Designer web/gráfico, AI e entusiasta em acessibilidade

http://opaisdasmaravilhas.etc.br