Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - [AI] RES: AI e navegação flexível

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Christiane Resende Melcher" <Christiane AT corp.globo.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: AI e navegação flexível
  • Date: Fri, 9 Jan 2009 15:55:05 -0200

Bernardo,

Trabalhei por muito tempo em uma empresa de engenharia de software que queria lançar um portal interno da área de qualidade para os mais diversos perfis de funcionários acessarem e encontrarem tudo que precisavam saber sobre a empresa, a área de qualidade, o cliente em que estavam alocados e outras mil coisas técnicas que eram muito diferentes de acordo com o perfil.

Com o desafio lançado, também resolvi fazer um card sorting e separei em grupos de acordo com o perfil de gerente, programador e analista. Além disso, misturei pessoas novas na empresa, com mais tempo e de diferentes idades. O resultado foi impressionante. Ficou claro que existia uma diferença muito grande de conhecimento das coisas mais básicas como organograma, procedimentos básicos e nomenclaturas. Assuntos que para a direção da empresa era de domínio de todos.

 

Cada perfil tinha claramente um tipo de modelo mental na hora de organizar a informação, tanto da parte técnica, a qual dominava, quanto em relação a parte institucional da empresa e cliente.

 

Como, além desses perfis, existia variação entre tipos de trabalho como programador java e programador cobol, gerente de segmento e gerente de projeto, analista de requisitos e arquiteto de software todo o material que existiria no portal e deveria ser consultado de acordo com a parte técnica de cada um, no card sorting, foi um grande problema. Para um gerente, por exemplo, um item de menu  com um termo super técnico não queria dizer nada e era descartado ou agrupado em algo do tipo “diversos”.

Enfim, o resultado desse trabalho foi separar toda a estrutura de navegação de acordo com os perfis dos funcionários. Assim, passaríamos a ter "gerente", "analista", "desenvolvedor" e os outros itens que eram mais institucionais, tanto da empresa, quanto sobre os clientes. Desta forma, dentro de cada área de perfil era possível usar os termos conhecidos por cada um deles e ao mesmo tempo achar as mesmas informações através da parte comum institucional e por busca.

 

Não sei se é bem o seu caso. Mas, a separação por perfil e pelo organograma funcionou muito bem neste trabalho.

abs,
Christiane

 

 

Christiane Melcher | Arquiteta da Informação  |  UX - Globo.com


De: aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org [mailto:aifia-pt-bounces AT lists.ibiblio.org] Em nome de Bernardo Doré
Enviada em: Friday, January 09, 2009 10:04 AM
Para: Arquitetura da Informação (em Português)
Assunto: [AI] AI e navegação flexível

 

Oi pessoal, bom-dia.

Novamente recorro aos oráculos.

No projeto que estou trabalhando (intranet) cada área da empresa vai ter uma página no site. O problema: são umas 40 áreas mais ou menos.

Lá fui eu para o card sorting ver como fulano organiza isso. Conclusão: não existe um ponto pacífico mas conversando com os outros integrantes da equipe vimos que existem 3 formas diferentes, razoavelmente lógicas (baseadas no card sorting porém nenhuma é unanimidade), para organizar a navegação dessas áreas.

Uma de acordo com o vocabulário "popular" da empresa: com áreas organizadas debaixo de rótulos bem difundidos pela empresa porém não-oficiais. Essa foi a mais evidente no card sorting.

Outra: de acordo com a estrutura organizacional. Apareceu uma única vez no card sorting mas é uma boa jogada política.

Outra: áreas em ordem alfabética. Sei que ordem alfabética não é exatamente a melhor das organizações mas mesmo assim eu gostaria de oferecer essa opção. É a que demanda menos esforço de desenvolvimento também.

Como eu faria isso?

Entrou na intranet cai numa página onde o usuário escolhe uma dessas 3 opcões (com textinho de apoio e tudo mais). Essa página só aparece pra ele a primeira vez, a escolha fica guardada em banco ou em um cookie por exemplo. Ele pode depois mudar isso em uma página de preferências pessoais.

A intranet vai ser alimentada por um CMS então eu teria só o primeiro trabalho de organizar os 3 métodos. A questão de links etc e tal o sistema toma conta dinamicamente.

O que vcs acham? Muita viagem na maionese ou personalização 3.0? Gostaria de opinião de vocês...rápido...tenho q apresentar isso 2a feira...hahahaha... =P

abcs

Bernardo




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page