aifia-pt AT lists.ibiblio.org
Subject: Arquitetura da Informação (em Português)
List archive
- From: "ale nahra" <alenahra AT gmail.com>
- To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
- Subject: Re: [AI] AI e navegação flexÃvel
- Date: Fri, 9 Jan 2009 10:32:10 -0200
Oi Bernardo
Eu acho bacana a sua solução de deixar o usuário escolher como organizar o menu, mas, se isso não for embasado nos objetivos do projeto, é apenas uma maneira de não ter que tomar uma posição. Se você não tem isso claro, talvez tenha pulado alguma coisa na etapa de pesquisa. Afinal, essa é uma decisão estratégica, importante, e não pode ser definida apenas por um card sorting.
Acho que nesse caso o "oráculo" ao qual você tem que recorrer é no seu projeto mesmo: estratégia de negócios da empresa, caracterÃsticas da empresa, cultura organizacional, como vai ser a governança, o que pensa o futuro gestor dessa intranet, o que a empresa quer comunicar aos funcionários, que tipo de serviços existem na intranet, objetivos da intranet, como a intranet vai estar alinhada à estratégia. Pensar nisso deve te dar uma luz.
2009/1/9 Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>
Oi pessoal, bom-dia.
Novamente recorro aos oráculos.
No projeto que estou trabalhando (intranet) cada área da empresa vai ter uma página no site. O problema: são umas 40 áreas mais ou menos.
Lá fui eu para o card sorting ver como fulano organiza isso. Conclusão: não existe um ponto pacÃfico mas conversando com os outros integrantes da equipe vimos que existem 3 formas diferentes, razoavelmente lógicas (baseadas no card sorting porém nenhuma é unanimidade), para organizar a navegação dessas áreas.
Uma de acordo com o vocabulário "popular" da empresa: com áreas organizadas debaixo de rótulos bem difundidos pela empresa porém não-oficiais. Essa foi a mais evidente no card sorting.
Outra: de acordo com a estrutura organizacional. Apareceu uma única vez no card sorting mas é uma boa jogada polÃtica.
Outra: áreas em ordem alfabética. Sei que ordem alfabética não é exatamente a melhor das organizações mas mesmo assim eu gostaria de oferecer essa opção. É a que demanda menos esforço de desenvolvimento também.
Como eu faria isso?
Entrou na intranet cai numa página onde o usuário escolhe uma dessas 3 opcões (com textinho de apoio e tudo mais). Essa página só aparece pra ele a primeira vez, a escolha fica guardada em banco ou em um cookie por exemplo. Ele pode depois mudar isso em uma página de preferências pessoais.
A intranet vai ser alimentada por um CMS então eu teria só o primeiro trabalho de organizar os 3 métodos. A questão de links etc e tal o sistema toma conta dinamicamente.
O que vcs acham? Muita viagem na maionese ou personalização 3.0? Gostaria de opinião de vocês...rápido...tenho q apresentar isso 2a feira...hahahaha... =P
abcs
Bernardo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
--
Alessandra Nahra Leal
alenahra AT gmail.com
_____
www.typewriter.com.br
-
[AI] AI e navegação flexÃvel,
Bernardo Doré, 01/09/2009
- [AI] Res: AI e navegação flexÃvel, Luis Felipe, 01/09/2009
- Re: [AI] AI e navegação flexÃvel, ale nahra, 01/09/2009
- [AI] RES: AI e navegação flexÃvel, Christiane Resende Melcher, 01/09/2009
Archive powered by MHonArc 2.6.24.