aifia-pt - Re: [AI] Métodos

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Métodos
  • Date: Tue, 6 Jan 2009 17:19:21 -0200

Ah entendi. Você precisa realizar teste de uso continuado. Se o
objetivo é somente avaliar o produto, uma análise de benchmark seria
mais adequada, devido à referência da concorrência.

O teste de uso continuado é excelente para ser usado enquanto ainda é
possível fazer alterações, pois a entropia é forte. Normalmente, é
usado em fases alpha ou antes disso.

Você deve fazer visitas regulares à empresa piloto e conversar sobre a
experiência de uso. Há que tomar cuidado de não se impressionar demais
com o que os usuários dizem. Às vezes é bom pedir que eles mostrem o
que estão dizendo. Uma análise de Contexto de Uso pode te ajudar a
planejar essa visita:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/517

Outro método interessante é o Sondagem Cultural. Você pode pedir aos
usuários que registrem todos os problemas e acertos que encontram
durante o uso em diários especiais, blogs ou outros recursos:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/207