aifia-pt - Re: [AI] Como pesquisar o público alvo?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Leticia Cianconi" <lecianconi AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc: desinterac AT googlegroups.com
  • Subject: Re: [AI] Como pesquisar o público alvo?
  • Date: Thu, 11 Dec 2008 22:15:00 -0200

Oi Lia, tudo bem?

Não existe um modelo padrão, ou software(?) até porque, cada pesquisa é única. Acho difícil você encontrar na Internet alguma pesquisa, pois pesquisas são documentos confidenciais.

Talvez este slide do Agner possa dar uma luz pra você:
http://www.slideshare.net/agner/testes-de-usabilidade-slide-share-1?src="related_normal&rel=401406

Não é abordada uma metodologia para construção de questionários, porém creio que possa auxiliar você a seguir um caminho - um teste mais objetivo, ou menos, com mais perguntas fechadas ou não etc. Poderá auxiliar vc a definir também, qual o tipo de pesquisa mais adequada para  fase do seu projeto.

Eu não sei exatamente qual teste você fará, por isso não sei nem que tipo de dica eu poderia dar. Mas uma dica geral é, elabore as perguntas, e faça pré-testes e vá aperfeiçoando as perguntas, de acordo com o feedback que você terá nos seu pré-testes. Isso vai te ajudar bastante a achar o tom certo. Outra dica importante é não fazer testes longos. Tente elaborar uma média de 10 perguntas no máximo.

Este livro aqui dá dicas preciosas de moderação de teste:
http://www.amazon.com/Moderating-Usability-Tests-Interacting-Technologies/dp/0123739330/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1229040292&sr=8-1

Boa sorte!
Leticia