aifia-pt - Re: [AI] Res: Rotulação para login

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Felipe <stealx AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Res: Rotulação para login
  • Date: Mon, 22 Sep 2008 18:55:45 -0300

Existe um estudo do titio Jakob Nielsen que instrui nunca utilizar "ok" em botões de submissão, independente se for formulário de pesquisa ou de acesso. É recomendado sempre focar no propósito. Exemplos: Entrar no Sistema, Acessar Conta, Iniciar, Buscar, Pesquisar, Filtrar, etc.

Essa dica também vale para links de ajuda, onde frequentemente nota-se o uso do termo "esqueci" solto e desalinhado ao lado dos campos. Sugestões de uso: esqueci minha senha, esqueci o usuário, esqueci o e-mail, etc.

Aqui na agência sempre utilizamos nomes em português, visto que eles atingem todos os usuários, independente se for leigo ou expert. É melhor escrever "nome do usuário" e ter certeza que todos entenderão do que "login", correndo o risco de "perder" parte dos users.