Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] RES: Arquiteto de Usabilidade... estranho hein!

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Fernando Aquino (Nandico)" <nandico AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Arquiteto de Usabilidade... estranho hein!
  • Date: Fri, 19 Sep 2008 11:21:47 -0300

Há doze anos eu tava numa thread parecida discutindo sobre webmaster, webdesigner e webdeveloper - e no final, quem estabilizou as coisas foi a evolução do "ecosistema" do mercado que tava se formando - talvez com uma influência muito grande da pressão econômica, da educação dos clientes para o valor de cada disciplina para que possa pagar por ela, nível de demanda e contratos que suportem a manutenção de posições dentro das empresas, amadurecimento de segmentos, etc.

Uma coisa curiosa é que para mim AI para presença institucional (sites/conteudo), AI para propaganda (hotsites/minisites/advergames), AI para Sistemas e Serviços (portais corporativos/portais de serviços/grandes aplicações e sistemas) e AI para (complete com o que eu esqueci) são especialidades que tem uma base comum, só que com desdobramentos difusos nas pontas.

Em TI, por exemplo, você normalmente faz dupla "Batman e Robin" com o Analista de Sistemas. Em propaganda, você faz com Redator e Diretor de Arte. Apesar do artefato básico normalmente ser o mesmo (wireframe) o intuito e ênfase do que se produz é absurdamente diferente.

O centro de custo no cliente que paga tua hora de trabalho é diferente - em um é a área de TI, no outro é a área de Marketing do cliente, e as vezes pode ser a área de negócios. O interfaceamento com o cliente também segue a mesma linha (stakeholders variam). Peguei TI e Propaganda só como exemplo de coisas onde o AI pode estar envolvido, mas é um cabaré de cego muito maior.

Cada segmento vai ter um budget definido para investir em AI, e normalmente tu precisa encaixar as tuas atividades ou técnicas dentro desse budget para dar resultado e conseguir mais budget no próximo projeto, provando que AI é bom para tua empresa e para o cliente atendido - todo mundo fazendo isso, ajuda o segmento que escolheu e cria mais posições para os futuros colegas e mais budget (do cliente) para existir suporte de mercado para sua evolução salarial até o momento que vão botar você para coordenador, gerente ou diretor de alguma coisa ou você encher o saco de virar noite com prazos impossíveis e ir dar AULA de alguma coisa. =)

Fazemos a mesma coisa por um lado, mas fazemos coisas absurdamente diferentes conforme cada segmento/empresa onde trabalhamos. As vezes a galera tende a jogar tudo no mesmo balde na hora de trocar idéias sobre esses assuntos. Tem gente que nunca viu isso porque acha que AI é aquilo que desenvolveu onde trabalha, aquilo que leu no Urso Polar ou até mesmo aquilo que desenvolveu em sua pesquisa acadêmica. Mas tenho uma crença pessoal que vou arriscar dividir já com medo de levar pedrada: Uma boa parte do que a gente chama de Arquitetura da Informação para ser definida (Ser ou não Ser alguma coisa) precisa de um contexto, pois seria uma interação muito mais "ecológica" do que "sistêmica" nessa coisa de profissionais e mercado.

Desculpem a derrapada na thread. Demanda reprimida de postagem na lista. =)

Abs,



Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page