aifia-pt - Re: [AI] interfaces de software web-based

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Bernardo Doré" <berdore AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] interfaces de software web-based
  • Date: Thu, 18 Sep 2008 09:47:53 -0300

Bom-dia lista.

Obrigado a todos pelos comentários.

Vou fugir um pouco do tópico mas é por uma boa causa, essa discussão é salutar.

Letícia, acho que um caminho é sim trazer esses profissionais para as reuniões. O quanto mais multidisciplinar for esse brainstorm, melhor.

Eu quando sento ao lado de um analista de TI para pensarmos na melhor forma de implementar a funcionalidade X no site, surgem idéias muito boas. O assunto acaba sendo desviado completamente e ficamos viajando em todas as coisas alucinantes que podemos fazer. Eu tenho a liberdade de levantar dali e mudar minha carga horária para começar a trabalhar naquela nova idéia. Ele não. Ele se reporta a uma analista de negócio, que se reporta a um gerente de unidade, que por sua vez precisa cobrir o buraco no sistema tal e o analista acaba ficando com poucas horas disponíveis para desenvolver o site. Isso pode ser uma peculiaridade da empresa onde trabalho, não temos uma webhouse interna. Não existe esse "time" que vc fala. Eu tenho foco, ele trabalha em 4 projetos diferentes ao longo do dia. Complicado.

Fiquei impressionado outro dia numa reunião com o gerente geral de TI. Eu e meu chefe estávamos tentando convencê-lo a disponibilizar pessoal para o projeto da nova intranet. Papo vai, papo vem, aquela rasgação de seda básica de executivos e o cara vira e fala que pouco importa o botão que vc aperta (a tecnologia por trás) mas o que vale é a inteligência que está por cima disso: a arquitetura de informação, o design, a experiência do usuário, o conteúdo...todas essas coisas que nós adoramos. Não esperava ouvir isso dele. Essa visão tem que ser difundida para todos os níveis da empresa. Não pq eu gosto e trabalho com isso mas porque esse é o melhor caminho que surgiu até o momento.

Essa galera precisa mudar a forma de pensar. Voltando ao tópico, a carência de UX nessas aplicações tem a ver com isso, de forma conceitual. Quando os profissionais mudarem a perspectiva vão ver que cada centavo investido nisso tem um retorno positivo imensurável. Os impecilhos práticos, a meu ver, são contornáveis.

Alessandro, li o artigo cara, obrigado, achei bem legal.

abcs

Bernardo