aifia-pt - Re: [AI] interfaces de software web-based

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "alessandro novais" <alessandronp AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] interfaces de software web-based
  • Date: Wed, 17 Sep 2008 17:33:11 -0300

Sim Bernardo,

Na minha opinião um campo muito fértil nessa área que começa a dar indícios de que estão começando a se preocupar mais com UX e ver que não é só perfumaria  ou algo que não tem importância e algo do tipo, como muitos pensam .... UX não serve somente para web, como todos nos sabemos. Só que muitas empresas não davam ou ainda não dam o devido valor para esta área, tão importante.

Muita gente que desenvolve sistemas web (conheço algumas) migraram de desenv de sistemas for Windows. E eu acho que programador não pensa em UX ...tanto quanto deveria, se é que pensa ... e isso envolve um trabalho de analise, que é papel do analista de sistemas levantar necessidades, dados, problemas, soluções, convergencias, etc ...... muito bem, assunto sobre o tema é que não falta. ...

Sobre a sua outra pergunta ...>>
Qual é o problema com essas empresas??????? Falta de conhecimento? Falta de dinheiro? Tempo? Má vontade?

Eu já trabalhei no passado em uma Instituição filantrópica que não tinha ninguém pensando em UX. Não era o sistema que tinha que ser feito para suprir as necessidades do usuario.. era o usuario que tinha que se apadtar e aprender na marra a usar e compreender um sistema que deveria ser feito para automatizar e contribuir para o trabalho ja feito no dia a dia...... entendam ....curva de aprendizado é uma coisa, agora o sisema ditar as regras e impor limitações e imposições para coisas obvias é outra coisa...

Faltou dinheiro, sim, com certeza !!!!

Sobre o que você falou, que um cara vem te vender um folder e te oferece junto um CMS, sugiro a quem quiser, dar uma lida em um artigo publicado no Webinsider intitulado:

Eu só pedi uma laranja. Coisa tão simples…
de 14 de setembro de 2008, 22:19
Por Eco Moliterno

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/14/eu-so-pedi-uma-laranja-coisa-tao-simples/

Valeu galera !