aifia-pt - Re: [AI] interfaces de software web-based

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Leticia Cianconi" <lecianconi AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] interfaces de software web-based
  • Date: Thu, 18 Sep 2008 08:59:29 -0300

Essa discussão dá muito pano para manga. São vários fatores que fazem com que os profissionais de TI sejam, quase em sua totalidade, ausentes das questões de UX. Alguns problemas:

Formação - Nas escolas, quando o assunto UX é tratado, é feito de forma superficial. O próprio perfil de pessoas que optam por carreiras nessa área julgam esse trabalho "perfumaria", da mesma forma que boa parte (ainda) acredita que design também seja "perfumaria".

Mercado de trabalho - A forma como as empresas tratam o profissional de TI também influencia. Em geral eles são a base da pirâmide, os peões de obra, e quase nunca são chamados para o planejamento. Por isso tendem a achar que usuário final é uma figura fictícia ou ainda crêem na velha máxima de que não é o sistema que é ruim, é o usuário que é burro. :=)

Quem é o profissioal de TI hoje - Infelizmente, como ocorre com muitas profissões cuja demanda no mercado de trabalho é grande, tenho bons motivos para acreditar que muitos profissionais de TI que vão para o mercado de trabalho são pessoas que estão atrás apenas de um emprego e não atrás de uma profissão. Já conversei com N pessoas do mercado, professores etc etc e existe uma queda generalizada na qualidade do aluno que chega hoje às universidades e conseqüentemente, ao mercado de trabalho. Daí a serem pessoas que preferem não explorar novos desafios e optar por soluções prontas e mais fáceis.

Prazos dos projetos - Os prazos também são vilões. E talvez sejam os maior problema de todos.

Fico por aí, apenas para citar algumas das possíveis razões que levam os profissionais de TI e consequüentemente, as empresas que dependem de TI, a optarem por esse caminho. Além desses motivos, as empresas ainda possuem outros maiores, como políticas internas, dinheiro etc etc, coo já foi citado por outros colegas.

A pergunta que devemos fazer é: qual o nosso papel para tentar mudar esse quadro? Tirar o profissional de TI dos porões das empresas e trazê-lo para as reuniões de planejamento e de AI?  Hoje exitem métodos de gerenciamento de projetos ágeis que são orientados à demandas de trabalho e visualizam o time e não as áreas das empresas, que tendem a mudar esse quadro (e já está mudando em algumas empresas).

Abraços,
Leticia

2008/9/17 Raphael Perret <rperret AT gmail.com>
Oi, Bernardo.

Me chamou a atenção uma observação do seu e-mail.

2008/9/17 Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>:
>  Consegui perceber que o funcionamento do sistema é o que determina as
> interfaces. Pq a query vai primeiro não sei aonde, e a consulta tal no banco
> tal traz depois esses resultados aqui, e isso acaba determinando a ordem
> nada lógica que o coitado do usuário tem que percorrer para "usar" o
> sistema. É o velho (ou nem tão velho) método de fazer as coisas de dentro
> para fora e não o contrário.

Esse "approach" é generalizado, e não atrapalha apenas a construção
das interfaces. Como usuário, já ouvi muito nessa vida laboral que uma
melhoria ou implementação não poderia ser realizada porque... o
sistema não permite (e variações do tipo).

Portanto, é muito mais grave do que se imagina essa dependência
exagerada que o trabalho tem em relação à TI. E isso é preocupante.

Abs,

Raphael.