aifia-pt - Re: [AI] interfaces de software web-based

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Raphael Perret" <rperret AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] interfaces de software web-based
  • Date: Wed, 17 Sep 2008 17:41:01 -0300

Oi, Bernardo.

Me chamou a atenção uma observação do seu e-mail.

2008/9/17 Bernardo Doré <berdore AT gmail.com>:
> Consegui perceber que o funcionamento do sistema é o que determina as
> interfaces. Pq a query vai primeiro não sei aonde, e a consulta tal no banco
> tal traz depois esses resultados aqui, e isso acaba determinando a ordem
> nada lógica que o coitado do usuário tem que percorrer para "usar" o
> sistema. É o velho (ou nem tão velho) método de fazer as coisas de dentro
> para fora e não o contrário.

Esse "approach" é generalizado, e não atrapalha apenas a construção
das interfaces. Como usuário, já ouvi muito nessa vida laboral que uma
melhoria ou implementação não poderia ser realizada porque... o
sistema não permite (e variações do tipo).

Portanto, é muito mais grave do que se imagina essa dependência
exagerada que o trabalho tem em relação à TI. E isso é preocupante.

Abs,

Raphael.