aifia-pt - Re: [AI] Fale conosco x Ouvidoria x Contato

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcelo Sander" <mbsander AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Fale conosco x Ouvidoria x Contato
  • Date: Thu, 11 Sep 2008 15:30:32 -0300

Opinião pessoal:

Apesar da generalização do Fale Conosco, nunca achei que o termo representasse realmente sua real função, que é estabelecer um relacionamento entre a empresa/instituição e o usuário.

"Fale Conosco" soa como se apenas o usuário falasse e eu, enquanto "site", ficasse passivo, ouvindo-o falar.
É como se dissesse: "Fale o que quiser...se eu vou responder ou não, aí já é outra história..."

Já "ouvidoria" acho um termo muito burocrático, tecnocrata, com o mesmo significado do item anterior, mas descrevendo o que faz o "site". Só ouvindo, ouvindo...
É como se dissesse: "sou todo ouvidos..."

O "contato", por sua vez, pressupõe uma interlocução, um diálogo. Ninguém manda uma mensagem em um site sem esperar um retorno. E o que mais deixa o usuário frustrado é não receber um retorno.
É como se dissesse: "vamos conversar?"
É isso aí.
Abraço,
Marcelo Sander