aifia-pt - Re: [AI] AI em concorrências

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "ale nahra" <alenahra AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI em concorrências
  • Date: Wed, 20 Aug 2008 16:24:38 -0300

Acho que a dificuldade de planejar AI em concorrências não é só o tempo, mas a falta de elementos para análise (qual é o direcionamento estratégico da empresa, as demandas das áreas, quais são os conteúdos, os problemas, etc). Na minha experiência, wireframes e sitemaps feitos para concorrências são apenas uma amostra do que a agência pode fazer na área de experiência do usuário. Ao ganhar o projeto e entrar na empresa, daí sim é possível conversar com pessoas, pesquisar, mapear, entender dircionamentos, alinhar o projeto à estratégia de negócio - para então começar a elaborar mapas, fluxos, sistemas de rotulação e navegação, e por fim design de interações. Como já foi dito aqui, o wireframe é a ponta do iceberg, fazer em três dias e sem pesquisa resulta em um documento que pode ser bonito, mas não vai ser muito útil (alguém já viu um wire de concorrência sobreviver até o desenvolvimento?). Eu acho que o importante em uma concorrência é mostrar um plano detalhado para a fase de AI, com todas as etapas que serão executadas quando a agência iniciar o projeto, e qual será o resultado em termos de entregas e de ganhos para o cliente.