aifia-pt - Re: [AI] AI em concorrências

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Paola Sales" <paolasales AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI em concorrências
  • Date: Thu, 21 Aug 2008 08:57:29 +0200

Bom dia pessoal,

Estive acompanhando essa discussão nos últimos dias e queria dar um tiquinho de contribuição.

Eu acho que as empresas que pedem AI nas suas concorrências ainda são poucas, infelizmente. Isso é complicado pq pode, em um primeiro momento, prejudicar as agências que primam por esta prática. Pq você prepara um trabalho bem feito, com AI e tudo mais... ai chega lá pra apresentar e tem uma outra concorrente que já leva até mais de um layout para mostrar para o cliente. Se for um cliente que não está "catequizado" com AI, ele vai ficar com os olhos cheios por todas aquelas cores do layout e pronto... lá se foi a concorrência.

Felizmente as empresas estão começando a aprender com seus erros. Pq esse projeto que começa assim mais tarde muito provavelmente terá problemas que nasceram nesse começo bagunçado. Eu concordo com o que muito de vocês disseram... é uma luta que deve ser defendida por agências conscientes (e, dentro das agências, por profissionais conscientes). É um trabalho formiguinha... mas só de estarmos discutindo isso aqui, já dá pra ver que somos muitas as formigas, né?

Me sinto honrada demais por ter feito parte do time de AI da Marlin desde o ano passado. Já passei por outras agências no Rio e conheço algumas outras em outras cidades também... e reafirmo o que o Fernando disse: hoje em dia é difícil ter uma agência que possui colaboradores focados em AI. Tomara que eu esteja errada e tomara que isso mude cada vez mais rápido. Pois só assim vamos conseguir convencer o cliente o valor da AI. No dia em que isso acontecer as agências que fazem um trabalho "meia-boca" (como dizia meu avô) vão ter que fazer a escolha entre se adaptar ou sair da dança.

Só queria compartilhar mais uma coisinha com vocês. Nós, brasileiros, temos uma mania muito feia de sempre menosprezar o trabalho que fazemos, principalmente perante países europeus e os EUA. Falo novamente, posso estar errada e nem quero generalizar... mas a minha experiência na Europa (apesar de não ser muito grande) tem me mostrado que nós estamos bem na fita sim!

Aqui os budgets são maiores, sim... mas a estrutura que existe não está muito longe daquela encontrada em algumas agências brasileiras. Acho que a maior diferença é que aqui os donos de agências são catequizadores... e não catequizados. Na parte de AI, por exemplo, essa semana fiquei honrada em nome do Brasil (rsrsrs) por abrir o micro e mostrar para as pessoas como é que nós fazemos o wire. Isso é gostoso, sabe? Acho que temos que valorizar o trabalho que é feito e pegar os exemplos de fora para melhorar, sempre... mas nunca achando que o que eles fazem é muitas vezes melhor do que o que fazemos.

Até pq se fosse, eles não estariam doidos atrás de profissionais brasileiros, não é? Só na agência que eu trabalho somos duas...
;o)

Bjs a todos!

--
Paola Sales