aifia-pt - Re: [AI] Novo IB Santander

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: wanderwang1-tech AT yahoo.com.br
  • To: AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Novo IB Santander
  • Date: Mon, 11 Aug 2008 21:21:22 -0700 (PDT)

Olá, Fernando,

Gostei do novo visual. E o fato de não ter de escrever o nome usando o
teclado virtual acabou com uma antiga reclamação minha. Ficou bom.
Mas achei uns problemas Primeiro, sumiram os meus investimentos em fundos.
Bem, isso não conta (pra vocês !), pois não tem nada a ver com AI :-). Já
enviei ao banco um email reclamando, mas evidencia que o sistema não foi bem
testado.

Depois, achei 2 outras situações insatisfatórias:

1) Problema na visualização de cheques

Ao tirar um extrato, aparecem links sobre os cheques emitidos, e uma imagem
do que parece ser uma máquina fotográfica (aparentemente sem link) . Acho que
falta um ALT nessa imagem, e não há nenhuma dica sobre a que se referem os
links.

"Imaginei" que tratava-se de um serviço de visualização de cheques. Ao clicar
no link de um cheque, muda de página, mas tem uma falha:

O cliente (eu) não sabe a que se refere a página. Procurei algum título mas
não encontrei.

É que a linha de breadcrumb (e que justamente fala que eu estou em "cópia de
cheques") fica escondida sob a barra de menu horizontal superior. Só depois
de um tempo é que percebi que tinha rolagem de página para cima.

O título ("cópia de cheque") soa estranho. Eu não queria pedir uma cópia do
cheque, só "visualizá-lo".

Bem, como o título estava escondido, a primeira linha que vi foi: 2 - Confira
os dados do cheque selecionado.
Mostra alguns dados do cheque, e em seguida aparece para eu por a senha
internet.

Eu quase coloquei a senha, mas aí vi o texto: "Tarifa do serviço: R$ 4,50 "
É a tarifa da compensação do cheque? Não, é a taxa que eu iria pagar se
colocasse a senha para visualizar o cheque.
Acho que não fica claro o que é o serviço, nem que é um serviço tarifado. (na
minha conta em outro banco, eu não pago nada pela visualização de cheque).

Outro problema: aparecem os botões "Cancelar", "voltar" e "confirmar".

Cliquei em "cancelar", pensando em voltar para a tela de extrato (a última
que eu estava vendo). Mas voltou para a Home.

Pedi de novo o extrato, e cliquei novamente em um cheque. Dessa vez, na
página de "cópia de cheque", eu cliquei no botão "voltar". Agora, pensei eu,
iria voltar à página de extrato para continuar vendo os lançamentos. Mas,
não. "Voltou" para uma tela de "O que você precisa saber para visualizar um
cheque" (tela 1-Preenchimento), onde eu deveria informar de novo os dados
para a pesquisa de cheque, e clicar em "continuar". Somente nessa página
tinha uma explicação sobre o que é o serviço, e a tarifação.

Mas não teve jeito de eu voltar à página de extrato. Eu tinha de pedir
novamente o extrato, se quisesse.

2) Alteração de dados

Ao voltar para a página inicial, notei que aparecia a informação de um
telefone comercial antigo meu, com um link.
Cliquei, pensando que iria para uma tela que me permitisse alterá-lo. De
fato, apareceu uma tela, mas a mensagem era:
"Este serviço permite a atualização dos endereços comercial e de
correspondência, desde que sejam diferentes do endereço residencial".
A meu ver a msg está incorreta, pois eu queria era alterar telefone.
E pedindo (de novo) a senha Internet. Informei, e fui em frente.

Mandei excluir um telefone antigo. Aí pediu: uma senha da tabela de senhas,
e, outra vez, a senha Internet.
Fui alterar outro telefone. Pediu (de novo) a senha internet. Pedi para
excluir outro tel. De novo, pediu a senha internet. Só podia excluir um
telefone por vez. Perdi a conta de quantas vezes tive de entrar com a senha.

Na versão anterior, tinha uma segunda senha internet, que o cliente informava
numa caixa de texto. Apesar de mais uma, facilitava um pouco. Agora, não sei
se essa segunda senha deixou de existir.
A manutenção nos telefones funcionou, mas achei muito trabalhoso.

Bem, parei de testar, pois senão eu iria ter de cobrar :-)
Mas, no geral, eu gostei do novo visual, e da organização do site.

Espero ter ajudado. E espero que voltem com o saldo dos meus fundos de
investimento.

Abraços

Wanderley Wang