aifia-pt - Re: [AI] Aurora, Ps3 e alguns comentários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Aurora, Ps3 e alguns comentários
  • Date: Thu, 7 Aug 2008 13:29:42 -0300

> ciclano.Quer dizer, partindo por esse ponto, começo a ter a sensação de que
> se for do interesse do usuário, ele irá aprender a usar uma interface com
> uma funcionalidade x, y ou z, e não importa o quão complexa, ou fora do
> comum ela seja (novo site sa ESPN). As vezes o discurso de "ser facil e
> usável" acaba sendo levado ao pé da letra, e isso acaba por nos limitar aos
> modelos que todo mundo usa, e que todo mundo diz que é melhor.

Excelente ponto. Mais importante do que ser usável é ser útil. Se algo
é útil, a pessoa tem maior motivação para superar os problemas de
usabilidade da interface. Mas isso não é novidade nenhuma. O próprio
Jakob Nielsen tem um gráfico bem interessante no livro Usability
Engineering que coloca a Usabilidade como subordinada à Utilidade:
http://www.vtt.fi/inf/julkaisut/publications/2005/summary/p566/figure4.jpg

O problema é que como saber se algo é útil. Num teste de usabilidade
você consegue capturar aspectos muito superficiais a respeito da
utilidade. Você só tem como saber se é útil se for a campo compreender
as atividades reais das pessoas.

É por isso que o Donald Norman escreveu há alguns anos que o Design
Centrado na Atividade é superior ao Design Centrado no Usuário:
http://www.jnd.org/dn.mss/human-centered.html

> Fred, em um exercicio simples, como você imagina por exemplo, a construção
> de um ambiente onde os usuários poderiam criar seus próprios sistemas de
> organização e classificação de conteúdo (nos seus mais diversos formatos,
> videos, metadados, etc...), tomando como por exemplo um ambiente onde a
> construção do conhecimento precisa ser construido? =)

Não me parece nada simples, hehehe. Aliás, esse é um dos projetos do
Instituto Faber-Ludens:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/255

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR