aifia-pt - Re: [AI] Aurora, Ps3 e alguns comentários

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Aurora, Ps3 e alguns comentários
  • Date: Thu, 7 Aug 2008 11:36:13 -0300

> Até la, eu ainda sonho com interfaces de games. Ja imaginou como seria poder
> "trabalhar" sem "trabalhar de verdade" ? Ou mesmo, poder "interação" através
> de uma interface que "não existe"? (quer dizer, a interface esta ali, mas
> permite uma imersão tão absurda, que vc simplismente não percebe ela".
> Talvez pensar design não para projetar "extensão da habilidade humana", mas
> quem sabe (viajando um pouco) "extensão da cognição humana" ?
> ps.: Não..rs..não fumei nada estranho hj pela manhã =)

A auto-censura de idéias muito diferentes da realidade é a primeira
coisa que precisamos superar para ser realmente criativos. Viajar na
maionese á absolutamente necessário.

Sobre sua suposição, acho que isso não é futuro e sim presente. Na
década de 60 McLuhan falava que a tecnologia era extensão dos sentidos
humanos, como se fossem próteses. A televisão levava nossa visão para
todos os lugares do mundo. Hoje, me parece mais adequado pensar a
tecnologia não como extensão dos sentidos e sim como novos sentidos
desse corpo híbrido, meio biológico, meio digital que precisamos
manter para sobreviver na sociedade atual.

Para perceber a relevância desse argumento, compare a frequência com
que as pessoas atualizam o perfil no Orkut e vão em salões de beleza
ou barbeiro?

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR