aifia-pt - Re: [AI] "Card Sort" com Ícones

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] "Card Sort" com Ícones
  • Date: Thu, 24 Jul 2008 22:24:17 -0300

Em 2004, quando o Usabilidoido completou um ano, rodei um experimento
de icon-sorting online usando Flash e PHP e disponibilizei os arquivos
fontes para quem quisesse copiar:

http://usabilidoido.com.br/teste_de_icones_iconsorting_online.html

Preferi o formato online por que minha audiência é distribuída e
porque o papel não simula as condições de visualização no monitor.

Ao invés de convidar o usuário a fazer o tradicional pareamento de
categorias / conteúdo, preferi mostrar o ícone (categoria) e pedir que
o usuário escolhesse dentre várias possibilidades de descrições
(conteúdo). O interessante é que tinha uma contagem regressiva de 10
segundos para cada escolha, pressionando os usuários a uma escolha
rápida.

Alguns leitores me sugeriram ir comer uma rabanada e parar de ficar
apressando o pessoal já que era Natal, mas no final das contas o
resultado foi bem interessante, porque 55% dos ícones foram
reconhecidos como eu pensava e outros 45% não.

Acho que se os usuários tivessem mais tempo para escolher, eles
pensariam melhor na resposta e o índice de aprovação seria maior, mas
isso não seria muito realista, pois ninguém fica muito tempo avaliando
o que significa um ícone.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR