aifia-pt - Re: [AI] Usabilidade e Acessibilidade (no Iphone e fora dele)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Emerson Niide" <emersoncn AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Usabilidade e Acessibilidade (no Iphone e fora dele)
  • Date: Thu, 10 Apr 2008 13:29:30 -0300

Oi Wander,

Então, na verdade pedir sua opinião foi uma dica que roubei de um colega de WNews: como não somos jornalistas nem fazemos clipping, o que temos de mais valioso pra dar é nosso ponto de vista, nossa opinião e nossos palpites ;). Porque daí surge bastante coisa interessante, tanto de quem concorda como de quem discorda de você - principalmente de quem discorda, aliás.

E já que você perguntou, vamos começar a discussão sobre o tema. Acho que o vídeo mostra formas bacanas de interação. Mas bacanas no sentido de cool mesmo, não necessariamente usáveis: os gestos de mouse que o usuário tem de aprender não me pareceram muito intuitivos, e não acho que seja lá a forma mais prática de manipular vários arquivos. Acredito mais nas interfaces orientadas a busca, como as últimas versões de MacOS e o Vista fazem (este último, não com a velocidade que a gente gostaria, mas enfim). Isso é mais próximo de como guardamos mentalmente as informações - lembramos de parte do conteúdo.

Mas não quer dizer que o vídeo não seja interessante pra gente, claro! E imagino que isso vá ser melhorado. Tanto que os arquivos são só ícones, sem nem o nome de cada um. Provavelmente pra mostrar a parte bacana da interface agora :).

Abs!