Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Metodologias de desenvolvimento ágil

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Tiago Dias" <tiago AT cubo.cc>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Metodologias de desenvolvimento ágil
  • Date: Wed, 22 Aug 2007 00:01:54 -0300

 
 

Ola Amigos, eu tenho estudado afundo AGILE PROCESS e seus benefícios por encontrar nele refúgio justamente para a característica dinâmica e multidisciplinar nas equipes de desenvolvimento das agências de internet. Pretendo em breve estar postando um artigo em meu blog sobre a aplicação específica do Scrum a este modelo de negócio.

 

Por anos as empresas de desenvolvimento aplicaram em suas estruturas o modelo de desenvolvimento em cascata, com processos hierarquizados e burocratizados considerando o grande número de membros que compunham suas equipes, contudo, foi comprovado que este formato de desenvolvimento trazia custos excessivos e que não superavam a produtividade de grupos menores, logo, baseando-se justamente nesta premissa de pequenos times , se começou a fazer um estudo dos porquês deste aumento de produtividade, e chegou-se a várias premissas que são utilizados  em processos bem definidos como Scrum e XP.

 

 

Grupos Pequenos

 

Formatar equipes e pequenos grupos facilita o entendimento entre os membros e agiliza o processo de comunicação e desenvolvimento.

 

 

Multidisciplinariedade

 

Quanto maior o número de capacidades de um membro da equipe melhor para equipe, um mesmo membro pode participar tanto da análise das regras de negócio quando do desenvolvimento em foco, isto gera um grau maior de disponibilidade de alocação do recurso.

 

Sprint ( Scrum ) / Product Backlog e a figura do Scrum Master como facilitador de decisões.

 

A Necessidade de desburocratizar o processo de formalização de requisitos, e de tomada de decisões, em um grupo pequeno se define bem com a lista de itens que compõe o produto do cliente, são feitos encontros rápidos periódicos para que se vença empecilhos ao desenvolvimento do produto, com a simplicidade de um questionário de 3 perguntas, em um formato simples , visando sempre, seja através do poder decisório do Scrum Master ou através das próprias respostas do desenvolvedor responsável pelo requisito em discussão, superá-lo até o próximo "fast meeting" da equipe.

 

Eu postei no meu blog inclusive a informação sobre um plugin de Scrum para Team System do Visual Studio.Net

 

http://www.tiagodias.com.br/wordpress/?p=11

 

 

Acho que esta informação é valiosa para quem pretende implantar em uma empresa de software o Scrum Agile Process

 

--

Tiago Flôres Dias

+ CUBOCC
+ LE MONSTRE HOTSHOP INTERACTIF
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
(c) CUBOCC
-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---


 
Em 21/08/07, Rodrigues Comandolli <rcomandolli AT gmail.com > escreveu:
Então Fabio,

minha intenção em discutir esse assunto de metodologia, não é nem ver uma forma de como incluir a AI no processo, até pq estas metodologias ágeis, como você mesmo citou, trabalham com equipes multidisciplinares, então meu foco está mais no nível gerencial da coisa mesmo.

Quanto a aplicação das metodologias, acredito que realmente é impossível fazer algo "top-down" do tipo: "a partir de hoje vamos utilizar a metodologia X na nossa empresa". Simplesmente porque para cada projeto, cada linha de atuação da empresa, pode não ser adequada a metodologia X.

O que tem me parecido é que - para o mercado em que atuo, que não é mais de agência - existe uma necessidade de se trabalhar com este tipo de metodologia, afim de alcançar o mercado de produtos para web, que tem sido muito veloz. Acredito que em muitas empresas isto também ocorre, mas vejo isto como um caminho alternativo, para projetos alternativos :-)

Enfim, o que quero dizer é que não vejo estas metodologias mudando os processos atuais de cada empresa, mas como uma solução em método para projetos diferenciados.

Será que me fiz entender?


On 8/21/07, Fabio Palamedi <fabio.palamedi AT gmail.com > wrote:
Rrsrsrs....grande Rodrigues =)

Bão, eu curto pakas esse assunto, então, vamos la.

Metodologias - ame, ou , odeie.....muita gente vai falar que uma metodologia é necessária (o que esta corretissimo) e outras irão dizer que a metodologia nao importa muito, e o que importa mais é a habilidade de alguem resolver algum problema ou situação ( o que tambem esta corretissimo).

Na verdade, podemos começar a separar o tema, por perfil. Pessoas que estão mais colocadas a cargos de liderança (dentro de uma organização), se preocupam mais com metodologias, pois, coordenar os times, e ganhar tempo entre os trabalhos e suas prioridades, realmente é algo muito importante a ser relevado.

O tema metodologia sempre me intrigou muito. Continuo estudando muito a respeito, e irei abordar o SCRUM na monografia da minha especialização. Depois de estudar XP, e ver o modelo SCRUM, creio que esse segundo se adequa melhor ao contexto.

Em software-house, rsrs...sem duvida, coisas do PMI, ROSE, RUP são bem vindas, mesmo porque, os processos são mais engessados propositalmente....para diminuir os riscos de erros e bugs....mas para Agencia, onde o cliente liga no meio da tarde pedindo uma peça, ou um site  voltando na quarta de cinzas para por no ar na próxima segunda, no way =)

Em ambiente Agencia, não creio que XP seria muito adequado, justamente porque eu ainda acredito que é um processo menos engessado, mas ainda muito rigido, comparado ao scrum.

A maior vantagem do SCRUM, ao meu ver, é que ele pode ser desenvolvido em células menores dentro de uma coorporação. Por exemplo, se vc tem um time de profissionais, vc pode criar células de desenvolvimento. Uma célula, seria algo como  "um arquiteto, dois designers, dois desenvolvedores e um danado de interface." (apenas exemplo xD)

Separando dessa forma, vc pode criar "times scrum´s", que podem pegar um determinado numero de soluções para desenvolver. Claro, ainda é tema de pesquisa, mas acho muito interessante essa flexibilidade que o SCRUM permite.


Mas quando falamos em metodologia de AI, eu acho que nem vai rolar algo assim, por alguns problemas. Tipo: Onde a AI e Usabilidade estão dentro do processo da casa? Mais do lado de atendimento e planejamento, ou mais do lado da produção?

AI´s do lado do atendimento e pós-vendas, são muito bons em definir o planejamento e porque não estratégias a serem seguidas, mas AI´s do lado do desenvolvimento, conseguem reproduzir estruturas mais fiéis dos sites finais... e, como colocar AI, e Usabilidade, dentro de uma metodologia de agencia, sendo que são coisas distintas, e muitas vezes, a Usabilidade, sendo prevista no inicio do processo, é muito eficiente, mas não completamente eficaz?

Claro que um AI tem que ter noções de usabilidade para propor estruturas bem simples, descomplicadas e etc...mas, uma boa análise final do produto,(que realmente ofereceria bons resultados tanto quali quanto quantitativos antes do mesmo ir pro ar (quality Assurance) nem rola....rs..simplismente não da tempo.

Conclusão...não sei realmente se um dia ira existir uma espécie de metodologia para AI, talvez tenha uma, que seja encorporado no corpo como um todo (todas as equipes) e aplicado. Só que, diferente de software-houses, não produzimos produtos fechados. Cada produto, é um produto diferente, novo, inovador, por mais parecido com algo que seje...

A metodologia que o Guilhermo nos apresentou em seus trabalhos, é o que eu considero o mais próximo de  uma metodologia de AI que eu conheço, no entanto, (alguem ja tinha mencionado isso antes) tudo são ferramentas, e podemos utiliza-las em um projeto, em outro talvez não...esses dias usei sitepath, mas foi uma ocorrência isolada, num contexto completamente isolado. Aplicar denovo? gostaria muito...mas nao da tempo....rs

E vale tambem ressaltar que para uma metodologia dar certo, todos tem que acreditar nela....e diciplina o tempo todo...se non.....

Enfim...eu ainda não desisti de uma metodologia, continuo pesquisando muito e gostaria muito de achar uma que fosse eficaz e eficiente simultaneamente, mas, cada caso e um caso, cada casa, é uma casa.......rs


[],s
Fabio Palamedi


Em 21/08/07, Rodrigues Comandolli < rcomandolli AT gmail.com > escreveu:
Pessoal,

me interessa muito discussões acerca de metodologias, então vou puxar um assunto. Atualmente tenho buscado informações acerca de metodologias de desenvolvimento ágil como XP, Scrum, Agile e outras ao estilo Getting Real.

Qual a experiência dos membros da lista com este tipo de metodologias? Alguém tem algo a comentar?
O que acham de como a arquitetura de informação e usabilidade são aplicadas nestas metodologias?
Alguém tem boas referências sobre elas?
Alguém fez curso de alguma delas? onde?

Enfim, vamos discutir. :-)

Abs.
--
Rodrigues Comandolli
Arquiteto de Informação
Terra Networks - América Latina
http://www.comand.art.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



--
Rodrigues Comandolli
Arquiteto de Informação
Terra Networks - América Latina
http://www.comand.art.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page