aifia-pt - Re: [AI] "acessibilidade" é uma palavra difícil?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] "acessibilidade" é uma palavra difícil?
  • Date: Fri, 10 Aug 2007 00:57:35 +0200

Sei não, viu Gil. Numa busca rápida você vê sites de ONG, associações
e orgãos de governo, brasileiros e gringos, todos usando
acessibilidade como palavra-chave. O termo tá ai faz tempo e ainda
contém o siginificado dentro dele mesmo: habilidade de acesso.

Acesso Universal pode ser mais abrangente do que problemas de
habilidade de acesso propriamente ditos: achei um link de um documento
da ONU sobre "acesso universal" à remédios contra HIV, um problema
mais econômico/industrial, que de acesso por parte do usuário.

Design Universal usamos para defender projetos para todos,
contemplando também grupos específicos, produzindo um resultado que
atende melhor a qualquer um, no final...

...mas não consigo pensar numa outra uma-só-palavra, mais simples, que
represente a mesma coisa sem ter que vir acompanhada de explicações.
Precisa mesmo? A Brastemp usou a palavra independente:
http://www.brastemp.com.br/independente/.

[ ]os
Bernardo