aifia-pt - Re: [AI] OFF TOPIC: PJ´s, e enquadramentos

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fernando Aquino (Nandico)" <nandico AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] OFF TOPIC: PJ´s, e enquadramentos
  • Date: Wed, 18 Jul 2007 23:40:18 -0300

Oi Fábio,

Sempre tributei a 17% por exigência das empresas pelo tipo de serviço prestado. Pelo menos aqui em Brasília não é possível enquadrar atividades de consultoria como antigo Simples, a não ser que você faça uma negociação muito especial ou coloque coisas absurdas como "serviço de digitação" para conseguir pagar menos imposto. Mesmo assim, tem empresa que não contrata PJ que use o Simples por mera conveniência jurídica (na tentativa de diminuir um passivo jurídico por colocar alguém de PJ trabalhando fora da atividade da própria empresa).

Tenho amigos que conseguiram "pejotar" com empresas "Simples" nessas empresas de regras mais rígidas sendo acessorados por advogado, mas eu acho uma coisa meio doida ameaçar a empresa onde você trabalha para conseguir baixar imposto (rs). Outros amigos daqui de Brasília também abriram empresa em Santana do Parnaíba, onde a carga tributária fica menor por conta de incentivos municipais.

Depois da chorada aqui meio sem te dar solução, eu te daria a alternativa de procurar a questão de Santana do Parnaíba para ver se a cidade ainda está funcionando como paraíso dos Pejotas =). Vou te mandar em PVT o nome da empresa de contabilidade de Santana que eu cogitei contratar na época que passei por problemas semelhantes aos seus, antes de me render e acostumar com a idéia de tomar a facada todo mês, que dói, mas acostuma.

Abraços,

Nandico