aifia-pt - Re: [AI] Sobre o 12° Encontro de Web Design em BH

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Bernardo Loureiro" <bernardo.lou AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Sobre o 12° Encontro de Web Design em BH
  • Date: Mon, 16 Jul 2007 10:03:28 -0300

Eu já fui a três encontros de web design (do Rio de Janeiro) organizados pela arteccom e nos três, em 90% de sua programação é pura pirotecnia visual e firulas photoshopicas em prol da publicidade e marketing digital. É uma chuva de apresentações de portifólios.

As ressalvas foram assistir ao Luli Radfahrer, René de Paula Junior, Cláudio Toyama e Risoletta Miranda. Esses sim trataram o evento como uma oportunidade para entrar em questões mais teóricas, conceituais e orgânicas da coisa.

O motivo acredito ser o já comentado, é um evento comercial, para vender e fazer anúncios, não só dos patrocinadores como das agências/designers responsáveis pelos trabalhos apresentados (quer melhor propagando do que essa?). Um trabalho apresentado em uma palestra como essa, é visto como um caso de sucesso, é o responsável pelo mesmo é visto como o super-herói pelos olhos arregalados dos participantes boquiabertos.

Um evento que gostei muito do que ouvi (já que o foco não eram peças gráficas nem propaganda) foi o encontro do dia mundial da usabilidade do ano passado no Rio de Janeiro, foi o primeiro que participei e dividi a oportunidade (e o prazer) com menos de cinqüenta pessoas em um dia chuvoso em um pequeno auditório. Sérgio Carvalho da Sirius, Felipe Memória, Robson Santos e Luiz Agner (que estava de passagem e completou o time Globo.com do evento) e os desconhecidos por mim, mas não menos importantes Everaldo Bechara e Bruno Rodrigues.

Eu aguardo ansioso pelo próximo dia mundial da usabilidade, mas não tão ansioso pelo próximo encontro de web design. Digo "não tão ansioso" porque com certeza irei espiar a programação do mesmo e se tiver pelo menos um palestrante que me interesse, eu irei.

Abraços,

Bernardo Loureiro