aifia-pt - [AI] Re: Sobre o 12° Encontro de Web Design em BH

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Eduardo Loureiro <loureiro AT unibh.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português ) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Re: Sobre o 12° Encontro de Web Design em BH
  • Date: Sun, 15 Jul 2007 17:00:10 -0300

Concordo com tigo Rafael, na verdade o próprio desenvolvimento de sistemas,
ou websites, ou dispositivos digitais quaisquer, é principalmente um trabalho
multidisciplinar.

A sua pergunta é boa e também difícil. Pra mim a questão fica mais no nível
estrutural da coisa. O evento é claramente voltado pra um aspecto comercial,
cheio de patrocinadores, brindes, anúncios, promoções e por ai vai. Além
disso, querendo ou não a justificativa é o hype do web design atualmente,
mais e mais empresas colocando conteúdo na internet, cursos e mais cursos de
softwares para os aprendizes, que entram nesse mercado muitas vezes
desconhecendo conceitos, metodologias, enfim, sem profissionalismo. E isso
influi diretamente no conteúdo e no que é apresentado nesses eventos. O que é
mais impactante, nesse ponto de vista, André Matarazzo com todo o seu
conhecimento em artes visuais e suas animações, que são a sua solução
fantástica para a apresentação de quaisquer conteúdos digitais, ou a
professora Clarisse Sieckenius de Souza com todos os seus estudos e análises
acerca da comunicabilidade das interfaces com a engenharia semiótica?

Enfim, semana passada aconteceram o 7º Ergodesign e o 7º USIHC, em setembro
tem o Interact e o CLIHC 2007, em outubro o Congresso internacional de design
da informação e o primeiro EBAI e em novembro o dia mundial da usabilidade. A
diferença principal é que o foco desses eventos é o conteúdo, os conceitos, a
informação. Eles não tem esse peso comercial que o evento de web design tem.

Bom, isso é o que eu acho, ouvir o que tem a dizer as próprias pessoas que
organizam o encontro de web design seria bom.

Abração,

Eduardo Loureiro