aifia-pt - [AI] RES: RES: Acessibilidade na marra...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Letícia Cianconi de Paiva Rodas <lcianconi AT andima.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: RES: Acessibilidade na marra...
  • Date: Tue, 5 Dec 2006 10:31:43 -0200

Concordo, Fábio. Aproveito para opinar sobre algumas coisas que li em
discussão na lista.

Antes de termos legislação e até mesmo antes de colocarmos em prática todas
as normas de acessibilidade, acho que seria necessário os envolvidos em todas
os aspectos da construção de sites, desde os programadores e analistas, aos
designers, designers de interface e de interação, terem profundo conhecimento
do que vem a ser acessibilidade. Basta olhar a discussão para vermos que não
é isso que ocorre na prática. O que vemos é uma minoria realmente preocupada
em pesquisar, estudar a fundo e seguir padrões que visam incluir o maior
número possível de pessoas, e outras, que desconhecem o assunto. Eu li em
algum e-mail afirmarem que o Flash poderia ser usado como ferramenta de
inclusão, quando isso já foi mais do que comprovado por diversas pesquisas e
por vários grupos de pesquisadores do mundo inteiro que não é possível. O que
ferramentas fechadas fazem é dar a sensação de inclusão para quem desconhece
o assunto e, principalmente, para quem não conhece na pele todos os problemas
de pessoas que tem dificuldade de acesso (seja ele qual for) aos sites.

Algum dia softwares como Flash poderão ser acessíveis? Quem sabe? Não depende
de nós, usuários intermediários da ferramenta, e sim, das empresas
proprietárias, de terem vontade de pesquisar e descobrir um jeito de fazer a
ferramenta seguir os conceitos W3C e talvez, deixar de necessitar de plugin
para funcionar, por exemplo.

Acessibilidade não é apenas sinônimo de fazer sites acessíveis para cegos.
Tampouco é apenas fazer sites acessíveis para deficientes físicos. No caso
específico dos sites governamentais brasileiros, ela está ligada também a
dificuldade de acesso à internet que a maioria da população brasileira
possui. Por isso os sites não podem ser pesados, tem que ser simples, devem
evitar plugins que impossibilitem quem não os possui de consultar o que está
disponível etc. Em resumo: devem ser inclusivos e para todos.

Todos os sites devem seguir todas as normas de acessibilidade? Aí sim, entra
um pouco de teoria. Há os que defendem que sim, afinal, restringir é excluir.
Porém, há os que defendem que depende do projeto, do público-alvo, dos
objetivos que devem ser atingidos. Para este grupo, sites de propaganda de
carro, por exemplo, deveriam dar mais ênfase na experiência e nas
possibilidades exploratórias do design de interação, do que simplesmente na
inclusão de pessoas que, provavelmente, não usariam aquele produto (ou porque
são deficiente ou não tem condições financeiras etc.).

Acho que tem muita gente boa participando desta lista que poderia explicar
melhor estes conceitos de acessibilidade, tão pouco difundidos e por isso,
mal compreendidos e, aumentar assim, o conhecimento geral de todos.

Abraços,
Leticia