aifia-pt - [AI] RES: RES: Associação?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: RES: Associação?
  • Date: Wed, 17 May 2006 17:13:56 -0300

É, eu tenho acompanhado o regulamentação da profissão de designer, e bem, creio que é um caso bem a parte, mesmo porque, dentro de “Design”, se encontram “n” campos de atuação do mesmo profissional.

Curso superior, que eu saiba, só o Curso de Pós graduação da ECA- USP

Reconhecimento da área: Eu não posso ficar esperando ou mesmo não ir atrás disso, só porque vai demorar ou não. A idéia e fazer. Se vai demorar ou não, daí eu já não sei. Talvez sim, talvez não. É só mais uma questão de política nesse nosso pais...em ano de eleição se consegue tudo =) rss

A idéia e de começar de algum lugar. Agora,  se existe a UPA internacional, e a AIFIA, então, acredito que exista uma diferença entre as duas coisas. AI e Usabilidade. Apesar das duas andarem sempre juntas.

Minha posição pessoal, é de se criar uma associação filiada a AIFIA. Promover conhecimento, fazer a área crescer, fomentar o mercado. Enquanto não existe uma profissão regulamentada, não há uma grade curricular para alguma instituição promover o ensino, não?

Agora, com relação ao caso da profissão de designer. Bom, nem preciso dizer que isso não vai par a frente, por motivações inteiramente políticas. Podia simplismente admitir quem já atua como designer, e a partir disso, exigir curso superior. Deixar quem já atua na área é o mínimo, mas a ADG , tem uma postura. Os politicos, dizem que os “artistas”, que tem talento não precisam ter ensino superior para serem reconhecidos. Isso para mim, é política. Por isso que não é regulamentada, e é por isso que eu acredito que tão cedo não será. O que é uma pena.

Ainda assim, insisto na criação de uma representação brazuca da AIFIA =)

=)

[],s