aifia-pt - [AIfIA-pt] Re: Porque não usamos rótulos com & (es )?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Irapuan Martinez <ira AT hypergraph.com.br>
  • Cc: Arquitetura da Informação em Português <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] Re: Porque não usamos rótulos com & (es )?
  • Date: Sat, 20 Nov 2004 14:45:24 -0200

> Se a estrutura não demandar, simplesmente não se utiliza. Não creio a
> origem do site interfira nisto.

Os diretórios do Yahoo internacional e nacional são muito parecidos,
no entanto um usa rótulos aninhados e o outro quase não usa. Não acho
que isso seja por causa da demanda na estrutura, mas sim por uma
diferença cultural.

Os rótulos que vemos nos websites são escolhidos com o critério
principal de se fazer entender e não necessariamente para que forme
uma estrutura coesa. Para uma estrutura coerente, existem as
taxonomias que só são visíveis nos gerenciadores de conteúdo e nos
frameworks dos arquitetos da informação.

O usuário não se relaciona com um website pela sua estrutura, ele se
relaciona com os rótulos escolhidos para representá-la. Ou seja, o
rótulo está muito mais comprometido com aspectos semiológicos do que
com aspectos estruturais.

> Isso tem tanto sentido quanto dizer que o inglês é simples de aprender,
> pois até mesmo crianças americanas falam inglês.

Não ignore diferenças entre as línguas. Não sei explicar o porque, mas
no alemão é muito mais frequente a aglutinação de palavras e isso se
deve acredito eu a uma característica fonológica da língua.

> Embora seja conhecido no Brasil, este caracter é pouco utilizado como
> conector por essas bandas. O pessoal continua usando o bom e velho "e"
> mesmo para conectar duas palavras.

É verdade, mas mesmo rótulos aninhados com o "e" são mais difíceis de
encontrar nos websites em língua portuguesa do que em língua inglesa,
daí minha pergunta original.

PS: Essa discussão está ficando boa, será que algum arquiteto
experiente se habilita a entrar nela?

.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br
.
ICQ 60424910 / MSN van_amstel AT hotmail.com
. jornalista www.flashmasters.com.br
. colunista www.webinsider.com.br