aifia-pt - [AIfIA-pt] Porque não usamos rótulos com & (es)?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AIfIA-pt] Porque não usamos rótulos com & (es)?
  • Date: Tue, 16 Nov 2004 23:33:24 -0200

Olá arquitetos e bibliófilos, olha que curioso.

Estou bolando a taxonomia do portal de uma Universidade Federal e a
primeira coisa que fiz foi um benchmark entre as brasileires e as lá
dos states. Notei que as brasileiras não usavam de jeito nenhum o que
eu chamo de "rótulos aninhados" (dois termos unidos por um "&" ou
"e"), enquanto que as estadunidenses usavam frequentemente. Porquê
isso?

É um truque efetivo para diminuir o número de opções de um menu,
tornando-as mais abrangentes, mas para mim parece uma solução
grotesca. Deve ser porque estou acostumado com os sites brasileiros
que não fazem uso desse recurso. Notem a diferença entre os diretórios
do Yahoo nacional e do internacional:

http://br.yahoo.com/ = 2 rótulos aninhados
http://dir.yahoo.com/ = 6 rótulos aninhados

Creio que assim o rótulo perde em mnemônica. Por exemplo, se acessei o
diretório do Yahoo atrás de "Sports", acho difícil que lembre que esse
assunto está no mesmo rótulo de "Recreations", o que me obriga a fazer
um novo escaneamento das opções do diretório.

Então fica a minhas pergunta. Alguém sabe me responder poque os
falantes de língua inglesa usam mais rótulos aninhados do que nós?
Seguem meus palpites.

- As palavras da língua inglesa são mais fáceis de memorizar em conjunto.

- A língua inglesa possui mais sinônimos.

- Os anglo-saxões são mais precisos.

- O símbolo & é bonito.
http://store.adobe.com/type/topics/theampersand.html

- O símbolo & era uma das letras do alfabeto inglês até há algum tempo atrás.
http://encyclopedia.thefreedictionary.com/Ampersand

- É simplesmente uma tradição boba.

.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR
¶ ...''''''''''|| www.usabilidoido.com.br
.
ICQ 60424910 / MSN van_amstel AT hotmail.com
. jornalista www.flashmasters.com.br
. colunista www.webinsider.com.br