aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] wireframes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] wireframes
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 11:57:36 -0300

André diz:
: Caso alguém da AI tenha determinado um menu à esquerda, isso
: não deveria ser problema para o designer. Esse menu pode ser feito
: azul, rosa, verde, com bolinhas; ele pode ter a forma quadrada,
: redonda oval e por aí vai.

Por ISSO que não basta listar os elementos na especificação ou traçar o
wireframe (os dois são a mesma coisa), mas é imprscindível explicar o
motivo. Se faltar isso a decisão do AI pode ter sido tão aleatória quanto a
reclamação do designer.

Esse é um dos meus medos... o pessoal sair por aí fazendo wireframe com o
cargo de arquiteto de informação, mas entregar algo assim. Além de dar um
mau nome à AI, é terrível pro resto da equipe e para o projeto em si.

Imagine... o sujeito terá mostrado serviço (wireframe) e as pessoas se
inibirão em confrontrar coisas "concretas" como essa... o resultado final
sofre e o coitado do designer que está no meio do caminho entre esse estágio
e o próximo é que paga o pato. Se o wireframe for criado de maneira
aleatória (leia-se, não pode se explicar os 'porquês'), é um auê.

[dica para os contratantes] Por isso, quando contratar um AI, mais que pedir
um wireframe de exemplo, eu pediria para ele descrever o processo de criação
do wireframe (e verificar se ele inclui as 'rationales' de cada elemento).

[]'s

- Liv

P.S: Claudio, mais tarde eu procuro um exemplo das especificações em texto -
está tudo encaixotado por aqui porque eu estou pintando :)