aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] Livros & exemplos de especificações

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <andredeabreu AT terra.com.br>
  • To: "'Arquitetura da Informacao em Portugues'" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] Livros & exemplos de especificações
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 10:59:23 -0300

Acho que vc está procurando algo sobre wireframes. Quando o esquema de
produção web é bem divididinho o designer não precisa ficar pensando se
o logo vai em cima ou embaixo, se o menu vai à esquerda ou à direita
etc. Obviamente ele opina sobre isso, mas isso é discutindo antes da
"arte" do site.

Posso citar a Agência Click, que é com quem tenho mais contato e tem um
pessoal de lá que está aqui na lista que poderá confirmar isso. Lá
existe um depto. de Arquitetura de Informação. Essa depto. define como
as informações serão distribuídas no espaço da tela e como funcionará a
navegação nas várias telas que compõem um site. Após isso, eles mandam
um wireframe para o designer e este criar a parte visual em cima dos
lugares pré-determinados pelo pessoal de AI.

Para acabar com suas dúvidas sobre wireframes, um link muito bom é o:

www.strangesystems.net/archives/000003.php

Mas reforço o que a Liv disse, reforça o inglês para leitura porque,
infelizmente, quase não existe material sobre o assunto publicado em
português e o que existe é o básico, do básico, do básico...rs.

Abraços,

Andre de Abreu