aifia-pt - [AIfIA-pt] wireframes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AIfIA-pt] wireframes
  • Date: Mon, 28 Jul 2003 11:11:51 -0300

Boa André! Só faria um adendo aqui... wireframes são uma questão política.
Parece estranho, mas é verdade. Eu particularmente gosto de FAZER o
wireframe e sem dúvida torna todo o trabalho de AI muito mais palpável.

Por outro lado, 90% das vezes em que eu um fiz wireframe o designer se
sentiu 'ofendido' de alguma maneira. Isso acontece por interpretar o
wireframe como algo limitador ao design, o que não é verdade. De qualquer
maneira é dificil se o designer não entende direito o objetivo do wireframe
(Evidentemente não trabalhei com designers que compreendiam isso muito bem
:/ ).

No livro da Wodtke (ou do Van Dijck, não me lembro) tem um exemplo ótimo de
um AI que coloca o wireframe em texto, uma lista de especificações. Eu tenho
adotado esse método e tive bons resultados porque evita qualquer tipo de
limitação ao layout ou inibição do designer (ou o que quer que se chame um
chilique anti-wireframe).

Algo que me ocorreu agora é que dependendo da composição da sua equipe o
wireframe seja uma opção muito melhor. Por exemplo, se você tem um sujeito
que cria toda a estrutura, etc e quem vai criar o layout é um designer
junior (ahem, operador de photoshop em português claro), então o wireframe
acaba se tornando um pré-layout.

É EVIDENTE que esse não é o propósito do wireframe (nem encorajo isso!), mas
conhecendo como trabalham as equipes web na maioria das vezes, consigo até
imaginar essa situação...

[]'s

Livia

P.S: Pessoal, o André traduziu o Classic IA Tools
(http://www.dswillis.com/tools/) do Dan Willis! Assim que o PDF ficar pronto
vamos publicar e aviso vocês.