cc-br - Re: RES: [cc-br] Pong (era Ping)

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Carlos Motta" <cmotta AT cbeji.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: RES: [cc-br] Pong (era Ping)
  • Date: Thu, 2 Dec 2004 21:42:17 -0200

Se a jurisprudencia eh farta na comprovacao da autoria da obra pelo envio
pelo correio, pq entao registrar na BN, ja que a lei eh clara quando menciona
que independe de registro os direitos que dela constam? Art. 18. A proteção
aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

O registro na BN eh a unica forma que a lei expressamente menciona de prova
de autoria e, mesmo assim, eh uma faculdade. Art. 19. É facultado ao autor
registrar a sua obra no órgão público definido no caput e no § 1º do art. 17
da Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973.

Eu nao aconselho nenhum cliente (independente de seu potencial economico) a
fazer tal artificio (ou qualquer outro) e nao acho que seja 100% valido tal
artificio, bem como ele seja fundamentado pela legislacao, pois a lei nao
fala que "pelo correio se prova a autoria", mas sim em orgao publico.

Caso outra pessoa prove que era titular da obra antes do envio pelo correio,
esta outra pessoa sera a titular, portanto a pre-constituicao sera invalida.

Eh a mesma coisa que levar a um cartorio para autenticar uma copia, ou enviar
uma mensagem pelo e-mail com a obra ou qualquer outro artificio. Portanto, o
envio pelo correio nao garante nada. Neste sentido, nao podemos falar em
solucao caseira, pois ela nao garante a seguranca adequada. Solucao seria
caso, uma vez postada no correio, o autor da obra definitivamente garantisse
sua titularidade, o que nao eh correto.

A aceitacao em juizo apenas sera valida se nao houver outra prova de que a
obra ja pertenca a outrem. Se vc esta falando deste tipo de jurisprudencia,
concordo, pois realmente, nao existe nada anterior que prove que a
titularidade era de outra pessoa. So que vc nao pode generalizar e falar que
isto eh amplamente aceito pela jurisprudencia brasileira, pois nao eh verdade
nos exemplos que eu citei acima.

Caso algum juiz tenha decidido que a postagem garante a titularidade da obra
mesmo tendo alguma prova anterior que diga o contrario, ele estara
completamente errado e em desacordo com a lei.

Nem sempre uma licenca eh um contrato de adesao, nao generalize novamente. As
partes podem negocia-la. E na CC, em nenhum momento esta registrado que ela
eh um contrato de adesao. Eu posso muito bem entrar em contato com o autor e
convencionar outro tipo de licenca para mim, como base na CC ou nao. A pior
coisa para a CC seria se ela fosse considerada um contrato de adesao. Em
Stanford, nas aulas do Lessig, esta discussao ficou o semestre inteiro na
sala de aula. Em nenhum momento ele (o "DONO" do CC) mencionou que a CC era
um contrato de adesao ou ele tinha a resposta exata sobre qual a figura
juridica que a CC enquadra-se. Podemos falar em contrato? Depense, se sim, de
qual tipo e extensao? Em muitos casos nao ha prestacao da outra parte e em
muitos casos a Licenca do CC apenas deixa registrado que o autor esta abrindo
mao de direitos que ele tem sobre a obra (os que sao transferiveis e
alienaveis, obviamente). Podemos considerar isto um contrato de adesao entre
as partes? Em muitos casos eh igual falar, com toda a certeza, que os termos
de uso de um site sao um contrato de adesao que vincula as partes. A
discussao eh longa e nao acho que tera uma resposta tao simples como falar
que "eh um contrato de adesao", como vc sugeriu. Que a CC eh um documento que
vincula as partes, nao tenho duvida, mas ate que ponto esta vinculacao eh um
contrato de adesao ou em qual tipo de contrato a CC se enquadra? E se apenas
o autor abre mao de alguns direitos, isto pode ser considerado um contrato?

Com relacao a validade de um contrato perante uma lei, eh evidente que um
contrato celebrado entre as partes tem valor juridico entre elas, se eu me
expressei mal, desculpem-me. Caso contrario estariamos perdidos. O que eu
queria deixar registrado eh que a CC-Brasil nao pode conter nada que venha a
contrariar qualquer lei brasileira, assim como qualquer outro contrato, de
adesao ou nao. Por exemplo, a CC nao pode prever a cessao dos direitos morais
do autor - Art. 27. Os direitos morais do autor são inalienáveis e
irrenunciáveis, isto seria nulo de pleno direito.

Finalmente, continuo com o meu ponto: envio pelo correio nao prova nada caso
alguem possa provar que detinha a titularidade anteriormente e, a CC nao vale
mais do que qualquer lei, exceto nos termos da propria lei, caso esta permita.

Abs!

Carlos Motta
LL.M. '04 Stanford Law School in
Law, Science & Technology
Fundador e Presidente do Centro Brasileiro de Estudos
Jurídicos da Internet - CBEJI
www.cbeji.com.br