aifia-pt - Re: [AI] Estudo afirma que diferenças culturais afetam a percepção das emoções

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Renato Monteiro <renato.renatomonteiro AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Estudo afirma que diferenças culturais afetam a percepção das emoções
  • Date: Mon, 28 Dec 2009 10:38:00 -0200

Bom dia a todos,

eu até preferiria me abster desta discussão pois já dei minha opinião quando este mesmo assunto surgiu aqui na lista. No entanto, refletindo um pouco mais sobre o assunto me deparei com duas questões principais:

a primeira delas é que o argumento de que o blog/site não tem fins comerciais é superficial uma vez que o interesse comercial pode não estar ligado à publicidade in loco mas, indiretamente, à comprovação de boas métricas, que podem justificar uma série de questões que serviriam para fechamento de novos negócios junto ao mercado. Isto é legítimo? Eu acredito que sim, com algumas reservas que tornam o assunto completamente discutível.

O segundo ponto trata da necessidade que eu vejo de visualizar algumas coisas de modo rápido. Logo, não acredito que a solução seja não utilizarmos links externos, mas sim, juntos destes, introduzirmos o conteúdo externo de forma consistente, dando-nos a opção de acessá-lo ou não. Neste ponto, Hélio, é que eu acredito que você ainda não tenha acertado a mão. No post que deu início a esta discussão, o corpo do seu email não sugere de forma robusta qual o assunto abordado e sim que um determinado estudo sugere questões que podem ter "implicações práticas interessantes para o design de comunicação". Desculpe a sinceridade, mas isto não me diz nada diferente de "acesse o meu blog e veja que há algo interessante por lá". Talvez o ponto seja introduzir o assunto e oferecer um link para o conteúdo completo (isto, obviamente, quando o assunto não puder ser colocado inteiro no corpo do email, coisa que eu acho ideal).

Ainda acho que o foco aqui deveria ser o compartilhamento de informações pertinentes sem quaisquer "segundas intenções". Quaisquer colocações que levantem dúvidas quanto à sua intenção podem perder o interesse junto aos demais e acho que ninguém aqui quer isso.

Aproveito o momento para desejar a todos um excelente ano de 2010.

Um grande abraço,

Renato Monteiro